NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O pavilhão de Portugal terá uma montra da gastronomia portuguesa na Expo 2020 Dubai. O restaurante do Pavilhão de Portugal na exposição mundial reunirá o melhor da gastronomia e dos vinhos nacionais, fruto de uma parceria entre o chef Chakall e o empresário Pedro Rodrigues.

Espaço abre as portas no dia 1 de Outubro, a coincidir com a inauguração do certame que durará até Março de 2022.

Al-Lusitano foi o nome escolhido para a marca do projecto de restauração que reúne o chef Chakall e o empresário e executive chairman da PLM Global, Pedro Rodrigues.

 

Apresentado em Lisboa, contou com a presença de diversos parceiros, marcas e personalidades, entre as quais Eurico Brilhante, secretário de Estado da Internacionalização; Luís Castro Henriques, presidente da AICEP e comissário-geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai; e, Khalid Aljarman, encarregado de Negócios da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Portugal.

 

Localizado na área dedicada à Sustentabilidade na exposição mundial que decorrerá até Março de 2022, este espaço será uma montra da gastronomia, dos vinhos e do saber estar portugueses. No seu interior, com 80m2, a arquitectura convidará também os comensais a conhecerem Portugal, sendo decorado com azulejos e calçada portuguesa, entre outras referências arquitetónicas. O restaurante contará ainda com adicionais 140m2 de uma deslumbrante esplanada.

 

No que respeita à gastronomia, e tendo em conta a dimensão e relevância da Expo 2020 Dubai, a opção recaiu numa lista alargada de produtos endógenos repartidos pelo território do Continente e Ilhas, demonstrando a diversidade e qualidade da nossa alimentação. O menu proposto resulta de uma gastronomia mais tradicional que se baseia nos pratos típicos e icónicos de Portugal, primando pela utilização de produtos de excelência que revelem o verdadeiro sabor, autenticidade e carácter lusos.

 

Sempre respeitando os costumes gastronómicos dos Emirados Árabes Unidos, as ementas do restaurante incluirão assim desde os peixinhos da horta aos ovos com alheira (de aves), passando pelo mel, o queijo de cabra, o bacalhau, o polvo, o arroz de marisco, o azeite, as conservas, o famoso pastel de nata ou os ovos moles: Um país inteiro mostrado à mesa. Quanto aos vinhos, a carta apresentada incluirá mais de 200 referências, representativas do que melhor se produz nas diferentes regiões.

 

Este restaurante no Pavilhão de Portugal será apenas o primeiro de vários restaurantes que a dupla constituída pelo chef Chakall e o empresário Pedro Rodrigues pretendem abrir nos Emirados Árabes Unidos, sob a chancela e conceito Al-Lusitano. A intenção, essa, é a de levar os sabores e saberes portugueses ao maior número de pessoas possível, através de uma marca assente na cultura e nas tradições lusas.

Partilhar