A avaliação que os bancos fazem das casas voltou a subir em setembro, estando agora em 1.299 euros por metro quadrado, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta terça-feira. São mais 11 do que no mês anterior.
Este valor representa um aumento de 0,9% relativamente a agosto e de 7,8% face ao mesmo mês do ano anterior, ainda segundo a agência de estatísticas.
"Em setembro, o valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1.299 euros por metro quadrado (euros/m2 ), mais 11 euros que no mês anterior", pode ler-se no relatório.
Em comparação com o período homólogo, o valor médio das avaliações cresceu 7,8%, tendo o valor de apartamentos e de moradias aumentado 9,6% e 4,8%, respetivamente, ainda segundo os números do INE.
A taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações verificou-se na Área Metropolitana de Lisboa (8,7%). Por outro lado, a menor foi registada na região do Alentejo (4,2%).