No Reino Unido, o mercado de produtos Meat substitutes já vale quase 10 mil milhões de euros, o que o torna o maior a nível europeu.
A procura britânica de alternativas à carne e aos laticínios à base de plantas aumentou de 2016 a 2020, duplicando de valor, para cerca de 1,6 mil milhões de dólares. Os consumidores britânicos são exigentes, procurando obter value for money, mas também curiosos e abertos a experimentar novos produtos e a adotar novas tendências.
De acordo com a Vegan Society, no Reino Unido mais de 600.000 pessoas identificaram-se como veganos, um aumento significativo em relação aos 150.000 registados em 2014. Além disso, 7 por cento dos consumidores do Reino Unido identificam-se como vegetarianos. Trata-se de uma tendência (ainda mais) visível nas camadas mais jovens; de todas as regiões, Londres é a que apresenta uma maior concentração de vegetarianos. Vegan Society também estima que o mercado vegan/vegetariano britânico venha a valer 726,8 milhões de dólares até 2025.
A expetativa é que as exportações de produtos veganos e vegetarianos de origem portuguesa (azeite, queijos veganos, vinho, conservas de legumes e frutas e snacks saudáveis) para o Reino Unido cresçam nos próximos anos, impulsionando a economia e fortalecendo a imagem de Portugal como produtor de alimentos de alta qualidade, como aponta o estudo setorial realizado pela AICEP, agora divulgado.
Consulte o estudo setorial “Vegan e Vegetariano no Reino Unido” aqui.