Requisitos de candidatura para estagiários | INOV Contacto - Estágios Internacionais

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » InovContacto

Requisitos de candidatura para estagiários | INOV Contacto - Estágios Internacionais 

Os jovens interessados em participar nos estágios internacionais INOV Contacto devem cumprir os seguintes requisitos Pessoais, Profissionais e Legais.

Requisitos pessoais

Pessoais



Idade até 29 anos, inclusive, à data de início de estágio;


Disponibilidade para viver no estrangeiro e capacidade para, com total autonomia, garantir o normal cumprimento das obrigações descritas no Regulamento Interno;


Robustez física e o perfil psicológico adequado para o exercício de funções profissionais, públicas ou privadas.

Requisitos pessoais

Profissionais


 

Qualificação superior concluída – Licenciatura (180 ects) ou mestrado integrado (300 ects).

 

São aceites candidaturas em todas as áreas de formação académica, embora sejam consideradas preferenciais as seguintes: Gestão, Economia, Marketing, Engenharia (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação, Redes ou Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática, entre outras);

Fluência em Português oral e escrito;


Comprovativo de qualificação de língua inglesa, nas quatro componentes obrigatórias de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral, no momento de submissão da candidatura ao programa.


NEET  jovem que não se encontra a trabalhar, estudar e/ou em formação  à data de aceitação do convite para integrar o programa;


Domínio de informática na ótica do utilizador;

 

Dispor de equipamento que permita interagir de forma permanente, e sempre que necessário, com a coordenação do INOV Contacto, bem como com os coordenadores e tutores de estágio locais, em Portugal e no estrangeiro.

Deves ter em conta que:


Só podes integrar o programa INOV Contacto uma única vez.


Consideramos qualificação superior concluída, uma licenciatura (180 a 240 ECTS), ou mestrado integrado (180 a 360 ECTS), comprovado pelo certificado de habilitações ou equivalente, onde seja possível aferir a data da conclusão e a média final obtida. Relativamente aos mestrados integrados, a qualificação de mestrado sem a licenciatura respetiva, não é suficiente, por não corresponder ao número de ECTS necessários. No caso do grau académico ter sido obtido no estrangeiro, deverá ser apresentado o certificado de equivalências/reconhecimento académico emitido pela entidade nacional competente.

 

Comprovativo de qualificação de língua inglesa

  1. Não tenho qualquer certificado:


    Deverás realizar, a expensas próprias, um teste que avalie as quatro componentes obrigatórias Leitura, Escrita, Compreensão Auditiva e Expressão oral e apresente o resultado global na escala do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).


    Só aceitamos testes de nível emitidos por escolas que estejam certificadas pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) ou reconhecidas pelo Ministério da Educação.


    Podes consultar aqui algumas das entidades certificadas.


    Em alternativa, podes registar-te aqui para te inscreveres online e realizares um teste oficial da Cambridge Assessment English na cidade mais próxima da tua residência. Se optares pela realização do teste Linguaskill da Cambridge Assessment English e colocares “INOV Contacto” no campo “Para que efeito precisa de um certificado de inglês?”, usufruirás de um preço especial.



  2. Já tenho um certificado:


    Apenas aceitamos certificados ou testes de nível emitidos a partir do ano de 2015.

     

    Se já tens uma certificação Cambridge English, que avalie as quatro componentes obrigatórias – Leitura, Escrita, Compreensão Auditiva e Expressão oral – e apresente o resultado global na escala do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), com uma classificação final de C1 ou C2, a candidatura será majorada.

     

    Caso tenhas certificação Cambridge English, que avalie as quatro componentes obrigatórias – Leitura, Escrita, Compreensão Auditiva e Expressão oral – e apresente o resultado global na escala do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), com uma classificação entre A1 e B2, a candidatura não será majorada mas o certificado é aceite. 


    Consulta aqui os testes da Cambridge Assessment English, que são passíveis de majoração:


Os resultados dos certificados ou testes de nível de inglês têm obrigatoriamente de ser expressos na escala definida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

 

A Cambridge Assessement English disponibiliza um curso online como parte do portfolio Linguaskill English, que permite preparação para o teste Linguaskill, ou ser usado de forma independente como mini-curso para melhoramento das habilitações gerais de inglês no contexto profissional e não só. O curso tem a duração de 40 horas e cobre, ao longo de 3 módulos (Compreensão Auditiva e de Leitura, Escrita e Oralidade) as principais competências de compreensão e produção linguística de inglês, pronúncia, gramática, vocabulário, e prática de escrita e conversação sobre diversos temas. Descobre aqui mais a respeito e assiste a uma demonstração desta nova ferramenta.

 

Cambridge Assessement English

Para verificares os timings de apresentação dos comprovativos de suporte a estes requisitos obrigatórios, por favor consulta os números 1, 2 e 3 da Cláusula 19ª do Capítulo 15 – “OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO” do Regulamento Interno do programa.

As entidades de acolhimento também devem garantir alguns requisitos para receber estagiários INOV Contacto. Vai até à página Critérios de Seleção das Entidades de Acolhimento e fica a conhecê-los!

Partilhar