Módulo A Marca - Ativo Estratégico na Internacionalização

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Homepage » Eventos » Módulos Temáticos

  

 


Datas: Lisboa 8 de julho / Porto 10 de julho de 2014
Locais: Lisboa, Auditório da aicep Portugal Global (Av. 5 de Outubro, 101) 
Porto, Auditório da DRE-Norte (Rua Direita do Viso, n.º 120).
Programas: Lisboa Download / Porto Download
Apresentações: Download

 

A AICEP realizou no dia 8 de julho, em Lisboa, e 10 de julho, no Porto, a ação temática “A MARCA – Ativo Estratégico na Internacionalização”.

Um nome, um símbolo, um design, qualquer que seja a sua forma, a Marca contribui para o processo de decisão do consumidor, à medida que diferencia [a sua oferta] em relação à concorrência. Os valores, a cultura e a personalidade são os significados mais permanentes de uma Marca.” Márcio Barreto, MBA em Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas.

                       

A Marca é um ativo estratégico, essencialmente intangível, no processo de internacionalização das empresas, constituindo um fator de diferenciação e criação de valor e um fator de sucesso na inserção das empresas num mundo globalizado. Descubra o poder da Marca, como ela cria estruturas mentais determinantes no consumidor, para o momento da escolha de um produto ou de um serviço. A Marca é “o amigo invisível” que orienta o consumidor na compra, dentro de uma pluralidade de oferta de produtos e serviços semelhantes, mas também protege o fabricante/vendedor quanto à sua concorrência nos mercados. Saber como a Marca pode expressar em simultâneo uma estratégia global e uma capacidade de adaptação e atuação local foi a proposta deste Módulo Temático.

 

Seu aliado inseparável, o design é um poderoso componente estratégico para enfrentar a concorrência, visto diferenciar, agregar valor e criar identidade visual aos produtos, serviços e empresas, além da sua importância no processo de decisão da compra/venda.

 

A função da “Marca” será portanto a de identificar o produtor/produto e permitir ao consumidor reconhecer as suas caraterísticas, atribuindo-lhe a responsabilidade da qualidade da sua compra e medir o grau de satisfação do consumidor.

Conhecer a importância da “Marca” no processo de internacionalização de uma empresa e a sua capacidade de criar valor para todos os stakeholders é a nossa proposta. Mostrámos, passo a passo, o processo de criação, implementação e gestão de uma Marca, com realce para as condicionantes a ter em consideração na sua internacionalização – necessidade de potenciar as Marcas globalmente respeitando as diferenças locais – “ Pensar global e agir local”. 

 

 

Organização:

 

AICEP

 

 

 

 

 

Partilhar