Modulo Temático A Gestão dos Riscos na Internacionalização.

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Homepage » Eventos » Módulos Temáticos

 

 

 

 

  

 

 

Datas: Lisboa 25 de junho / Porto 26 de junho de 2014
Locais: Lisboa, Auditório da aicep Portugal Global (Av. 5 de Outubro, 101)

Porto – Auditório Infante D. Henrique, na APDL-Administração dos Portos do Douro e Leixões (Av. da Liberdade – Leça da Palmeira).

Programas: Lisboa Download Porto Download
Apresentações / Informação Complementar: Download

 

A AICEP realizou nos dias 25 de junho, em Lisboa, e 26 de junho, no Porto, a ação temática sobre “Gestão dos Riscos na Internacionalização”. 

 

As estratégias de internacionalização têm ganho terreno no mundo empresarial. Em época de crise, como a que temos vindo a assistir, existem razões fundamentais como a saturação do mercado nacional, a diminuição do consumo na economia, a abertura e alargamento dos mercados internacionais que, com o aumento da concorrência e do ritmo da inovação, propiciam a procura quase obrigatória de novos mercados internacionais.

 

É condição imposta pela economia mundial o facto de as empresas terem que estar aptas a reagir aos desafios e constrangimentos que se lhes colocam e lhes ameaçam a sobrevivência, a estagnação ou mesmo o crescimento do seu negócio.

 

Todavia, a internacionalização, nos seus diversos formatos, não deve ser vista como a “medida” e/ou a “solução” a adotar por toda e qualquer empresa. A decisão deverá sempre passar pela análise de um conjunto de factores, envolvendo a avaliação de diversas opções em diferentes momentos e, nesta medida, conhecer quais as ferramentas e soluções mais adequadas para apoiar tão importante decisão.

 

Na aposta de novos mercados é fulcral ter um conhecimento aprofundado sobre os riscos específicos e efetivos que cada realidade – país de destino – comporta e poder, assim, conceber um plano estratégico para a mitigação e transferência desses mesmos riscos.

 

É neste contexto que, para o informar e debater esta temática, a AICEP, com a colaboração da Aon Portugal, a participação de Miranda Alliance | Miranda Correia Amendoeira & Associados, Sociedade de Advogados, RL e da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, bem como de empresas convidadas a partilhar as suas experiências de internacionalização, organizou esta iniciativa.

 

 

 

Organização:

 

AICEP

 

 

 

 

Partilhar