AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A SMIITY, aplicação mobile desenvolvida pela tecnológica portuguesa mobinteg, já facilitou a transformação de vários municípios portugueses entre eles Óbidos, Ferreira do Alentejo, Ponte de Sor, Sabugal, Lousã, Elvas e Valongo.

A SMIITY é uma solução pioneira que vai além dos guias turísticos convencionais, já que permite que pontos de interesse comuniquem com os seus cidadãos e turistas através da ligação Bluetooth a pequenos emissores de sinais: os beacons. Quando o utilizador está na proximidade de um beacon, receberá notificações push com conteúdos exclusivos alusivos àquele local, sendo este o "narrador" da sua própria história.

 

A par dos pontos de interesse, a SMIITY disponibiliza informação contextual e local, desde notícias, eventos e percursos pedestres, permitindo ainda a partilha destes conteúdos nas redes sociais.

 

Todos os conteúdos são apresentados ao cidadão ou turista na língua do seu dispositivo, o que torna a SMIITY mais completa. De referir também que esta é uma aplicação inclusiva, nomeadamente para a comunidade invisual, dado que dispõe de um assistente visual o qual, com recurso à funcionalidade text-to-speech, que converte o texto em áudio, também na língua do utilizador.

 

Ainda que Portugal seja, atualmente, o principal mercado, a SMIITY tem vindo a conquistar terreno lá fora, estando já implementada em Itália, na região de Vale di Susa e, em breve, a mobinteg espera chegar também ao território espanhol.

 

Na sequência do evento ECOXXI de 2016, a mobinteg premiou o município de Valongo com uma aplicação móvel de realidade aumentada: a SMIITY AR. A app será oficialmente apresentada na Cerimónia ECOXXI 2017, no dia 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril.

 

A SMIITY AR dá ao cidadão ou turista a possibilidade de visualizar, através da câmara do smartphone, os pontos de interesse à sua volta, com base na sua localização geográfica que gerará, assim, uma experiência de realidade aumentada.

Partilhar