Porquê a Holanda?
O mercado holandês: que oportunidades para as empresas portuguesas do agroalimentar?
A Holanda, com a sua preponderância na cadeia logística europeia e mundial, é um dos mais importantes parceiros económicos de Portugal, seja em termos de comércio externo (é o 7º maior importador de produtos portugueses), seja em termos de turismo (é o 5º maior mercado emissor). O interesse deste mercado é corroborado pelo crescendo de empresas nacionais a exportarem para este país do norte da Europa, número que já situa perto dos dois milhares e meio.
Apesar do grande desenvolvimento das relações económicas bilaterais registado nos últimos anos e da colaboração em muitas áreas, há ainda muitas oportunidades de cooperação entre as empresas portuguesas e holandesas em múltiplos setores como os bens alimentares e bebidas, vestuário, calçado e tecnologias de informação.
Outra oportunidade que deverá ser levada em conta é a proximidade geográfica e as relações económicas privilegiadas da Holanda com a Alemanha, seu principal parceiro comercial.
Orador Internacional
Lessons learned from dutch retail logistics: Fast, fresh, in full and forecastable
A mudança de comportamento do consumidor está a alterar as características do retalho e distribuição grossista holandeses.
As exigências do mercado obrigam a uma maior rapidez nas cadeias de abastecimento, e ainda a uma estreita colaboração entre fornecedores, retalhistas e operadores logísticos, de forma a fazer face ao custo do serviço.
Esta colaboração não deve ser apenas focada no processo de distribuição mas cada vez mais no planeamento colaborativo e na partilha de informação.
Seminário Temático
Construção da Marca nos Agroalimentares
Num mundo de excesso de oferta e fortemente competitivo é a marca que identifica e diferencia. Facilitando a relação com os consumidores, a marca corporiza uma experiência, uma relação, princípios e valores, cria emoções, reforçando assim a sua pertinência para o consumidor. No desenvolvimento da marca é o design que, ao criar uma narrativa, mostra que por trás dos produtos existe uma história, uma tradição, uma forma de estar, da mesma forma que gera proximidade, empatia, confiança e gera também uma preferência.
De uma forma geral, as empresas investem e sentem as vantagens do desenvolvimento da marca e da colaboração do design. Contudo, não têm meios para medir o custo/benefício, e avaliá-lo como um investimento que acrescenta valor.
Será sobre esta temática que iremos falar, tendo como objetivo apresentar as ferramentas que permitem avaliar como a marca e a colaboração do design acrescentam valor aos produtos do setor agroalimentar.
Apresentaremos ainda um caso prático de aplicação destas ferramentas, e da avaliação do valor acrescentado que o design de comunicação e a marca trazem aos produtos agrícolas.
Networking
A AICEP proporciona às empresas inscritas no Roadshow Portugal Global a possibilidade de realizar breves reuniões com outras empresas.
A partir dos interesses que os participantes identificam na Ficha de Inscrição geramos, com o auxílio de uma aplicação, uma agenda de reuniões.
No calendário das reuniões, enviado por email, consta: a hora da reunião, o nome da empresa, o nome da pessoa presente na reunião, o email de contacto. O local das reuniões é comunicado no dia do evento, aquando do registo.
Chamamos a atenção para o facto de a AICEP não ser responsável pela presença das empresas nas reuniões agendadas, pelo que recomendamos que confirmem diretamente com as empresas a presença nas reuniões.
O objetivo da aicep Portugal Global é dinamizar o networking e o encontro de interesses entre as empresas, de forma a reforçar as mais valias que possam retirar da presença no Roadshow Portugal Global, esperando contribuir para um reforço da cooperação e partilha entre as empresas.
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