NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa na terça-feira num encontro da organização empresarial Cotec Europa sobre a administração pública e o mundo digital, que conta também com os chefes de Estado de Itália e de Espanha.

Sob o tema 'Competitividade e da Inovação na Administração Pública', o encontro anual das associações nacionais para a inovação e desenvolvimento dos países mediterrânicos (Itália, Espanha e Portugal) realiza-se, este ano, na cidade italiana de Nápoles para discutir a introdução das novas tecnologias digitais no Estado.

 

Caberá a Marcelo Rebelo de Sousa, assim como ao Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e ao Rei de Espanha, Felipe V, fazer os discursos de encerramento da sessão.

 

A iniciativa irá decorrer no Teatro San Carlo e juntará líderes empresariais e figuras institucionais dos três países.

 

O objetivo é delinear planos de ação comuns para a administração pública em temas relacionados com as políticas de inovação, numa altura marcada por uma grande mudança industrial e tecnológica.

 

Também estarão presentes os diretores-gerais das três associações Cotec: Jorge Portugal (da portuguesa), Claudio Roveda (da italiana) e Jorge Barrero (da espanhola).

 

Em fevereiro do ano passado, o encontro da Cotec Europa realizou-se em Mafra, no distrito de Lisboa, contando também com a presença de Marcelo Sousa de Sousa, Sergio Mattarella e Felipe VI.

 

Organizados desde 2005, alternadamente em Portugal, Espanha e Itália, os encontros Cotec Europa contam com a participação de empresários, decisores políticos e académicos, constituindo um espaço de debate com o propósito de ter uma contribuição positiva dos países do Sul para as políticas de inovação, na construção de novas respostas aos desafios de competitividade, emprego e crescimento inclusivo que se colocam à Europa, às suas empresas e aos cidadãos.

Partilhar