NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

No âmbito do Programa Revive, foi adjudicada a concessão do Mosteiro do Lorvão, em Penacova, à Imobimacus – Sociedade Administradora de Imóveis do Grupo Hotéis Turim, e do Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira, à Hoti Star – Portugal Hotéis.

Após a adjudicação do Paço Real de Caxias, em Oeiras, a Imobimacus ganha agora a concessão do Mosteiro de Lorvão, onde deverá realizar um investimento na ordem dos 6,9 milhões de euros, para a recuperação do imóvel e instalação de um estabelecimento hoteleiro. A renda anual devida pela concessionária ao Estado é de 40 mil euros.

 

Classificado Monumento Nacional, o Mosteiro localiza-se a 15 minutos de Penacova e a 30 minutos de Coimbra, no vale da Ribeira de Lorvão. Fundado em 878 pelos monges de Cluny, passou a albergar a Ordem de Cister em 1206 e mais tarde à posse do Estado em 1834. Já no século XX foi requalificado para acolher um hospital psiquiátrico, encerrado em 2012.

 

Já a Hoti Hotéis vai pagar uma renda anual de 30.528 euros para a exploração do Palacete dos Condes Dias Garcia, prevendo um investimento de cerca de 4 milhões de euros para a recuperação do imóvel e instalação de um estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas. Construído na viragem do século XIX para o século XX, o palacete é um exemplar do estilo “arquitectura dos brasileiros”.

 

Ambos os imóveis são concessionados por 50 anos, prevendo-se a sua abertura ao público como estabelecimentos hoteleiros em meados 2022. Somam-se, assim, 16 concessões adjudicadas no Programa Revive, representando um investimento total na recuperação de património público estimado em 129 milhões de euros, e rendas anuais que já ultrapassaram os 2,4 milhões de euros.

Partilhar