NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

João Paciência, Pedro Ressano Garcia, Nuno Malheiro, atelier Renzo Piano e o BIG - Grupo Bjarke Ingels são alguns dos nomes presentes na Tektónica 2020 para apelar à Criatividade na Arquitectura.

Os dias 6, 7 e 8 de Maio, a FIL - Feira Internacional de Lisboa, será palco do encontro de grandes nomes da arquitectura nacional e internacional, para as conferências que este ano têm como tema “Apelo à Criatividade na Arquitectura”. Três dias onde irão ser debatidas questões como a “Arquitectura no Turismo Residencial e na Hotelaria”; “As alterações climáticas e os novos desafios : Arquitectura, Sustentabilidade e Desempenho”; “Os Produtos Portugueses na Arquitectura Global” e “A Arquitectura no Turismo Residencial e na Hotelaria”.

 

Entre os arquitectos portugueses presentes como oradores, destaque para João Paciência, um dos mais premiados e conceituados arquitectos portugueses com uma vasta obra nacional e internacional; Pedro Ressano Garcia, que se encontra neste momento a liderar um projecto europeu e investigação sobre as alterações climáticas e as influências nas cidades, sobretudo ribeirinhas, o SOS Climate Waterfront, onde a capital portuguesa é uma das cidades escolhidas. O projecto é financiado pela Agência Europeia de Investigação SOS Climate Waterfront. Também presente irá estar o arquitecto Nuno Malheiro, com uma vasta experiência de grandes projectos em Portugal e no estrangeiro.

 

Neste debate da arquitectura em Portugal, vão estar presentes ainda nomes da arquitectura mundial como BIG - Grupo Bjarke Ingels - grande grupo internacional conhecido por grandes obras arquitectónicas e ainda o atelier de arquitectura Renzo Piano, do conceituado arquitecto italiano vencedor de prémios internacionais e que desenhou o projecto em Lisboa do Prata Riverside Village, na frente ribeirinha.

 

Aos arquitectos e ateliers presentes, juntam-se alguns dos maiores promotores portugueses com projectos neste momento em desenvolvimento, tais como Luís Gamboa, da VIC Properties, que se encontra a desenvolver o projecto da Matinha em Lisboa, em 20 hectares, onde vão ser construídas mais de duas mil novas habitações, naquele que será um dos maiores projectos imobiliários deste século em Portugal e ainda José Gil Duarte, CEO da Essentia, que possui uma vasta experiência de mais de 25 anos nas áreas da Consultoria, gestão de projetos, liderança de equipas, desenvolvimento e implementação de projectos empresariais nas áreas do turismo assim como na gestão e valorização de activos imobiliários. A Essentia, tem em mão projectos como o Quarteirão da Portugália.

 

Também presente irá estar Gilberto Jordan, do Grupo André Jordan e promotor do reconhecido resort Belas Club de Portugal, assim como a Quinta do Lago, no Algarve.

 

De recordar que a Tektónica irá realizar-se em Lisboa, no próximo mês de Maio, entre os dias 6 e 9.

Partilhar