NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Câmara de Comércio da União Europeia (Xangai) organizou ontem, 20 de maio, uma sessão de apresentação do European Business in China - Business Confidence Survey 2019.

O documento é produzido anualmente desde 2004 e tem, de alguma forma, servido de barómetro da avaliação das empresas europeias instaladas na China.  O inquérito desta última edição decorreu durante quatro semanas, entre os passados meses de janeiro e fevereiro, junto de 1326 empresas e entidades elegíveis. Reponderam ao inquérito 585 entidades e empresas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 44,1%.

 

As 67 questões do inquérito foram agrupadas por três temas principais: a) perfil da empresa e performance financeira; b) avaliação do ambiente de negócios na China; e c) avaliação da estratégia da empresa na China.

 

Pese embora as diversas dificuldades identificadas ao longo deste inquérito, o Vice-Presidente da Câmara de Comércio da União Europeia na China e Presidente do Shanghai Chapter referiu que 20% das empresas inquiridas continuavam, e continuariam no futuro próximo, a considerar a China como destino principal para o seu investimento, e 42% como um dos seus três principais destinos.

 

Documento European Business in China - Business Confidence Survey 2019 pode ser consultado aqui.

Partilhar