AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Pelo terceiro ano consecutivo, a AICEP organiza o evento Portugal na Casa Decor, que decorre de 15 de fevereiro a 25 de março de 2018, em Madrid, Espanha. E este ano há uma novidade: várias empresas da Fileira Agroalimentar aliam-se às empresas da Fileira Casa para promover os produtos nacionais e assim aproveitar sinergias.

Sob o lema Portugal es tu casa, o espaço de Portugal, com 60 metros quadrados, vai ter em exposição produtos de cerca de três dezenas de empresas portuguesas da Fileira Casa, dos setores do mobiliário (cozinha e sala), utilidades domésticas (cerâmica de mesa e decorativa, cutelaria de mesa e cozinha, louça metálica, fogão), iluminação (decorativa e técnica), têxtil-lar (tapetes, tecidos de decoração, mesa), materiais de construção (pedra, mármore, torneiras de cozinha, azulejos decorativos, vidro), entre outros.

 

Nesta edição da Casa Decor, a participação portuguesa contará também com 12 empresas da Fileira Agroalimentar para ocupar e preencher a cozinha, tornando-a num espaço mais real, uma novidade relativamente à participação nacional nos dois anos anteriores.

 

Este ano a decoração do espaço de Portugal ficou a cargo de Beatriz Silveira (www.beatrizsilveira.com), designer espanhola de interiores, que, desde que abriu o seu estúdio em 2005, tem apostado no desenvolvimento de projetos residenciais privados e espaços profissionais.

 

A Casa Décor é o evento anual de referência da Fileira Casa em Espanha. Este ano, a 53ª edição do evento terá lugar no bairro de Chamberí, num edifício do início do séc. XX, antecipando-se no calendário relativamente às edições anteriores, que decorreram habitualmente nos meses de maio e junho.

 

As empresas portuguesas da Fileira Casa têm, nesta iniciativa, uma oportunidade para apresentar os seus produtos a mais de 40 mil visitantes, entre os quais prescritores, arquitetos e decoradores. A decoração da mostra portuguesa fica a cargo de um decorador espanhol, a quem cabe o desafio de conceber o espaço de Portugal, selecionando as empresas e integrando os produtos e peças por forma a criar uma proposta que alie a qualidade, a tradição, a inovação, a funcionalidade, a sustentabilidade e a competitividade da fileira casa portuguesa. 

 

Este formato, além de garantir uma imagem de coesão e confiança das empresas portuguesas junto do público espanhol, permite perceber a flexibilidade e a adaptação de diversos materiais e produtos, criando valor acrescentado às peças expostas, reforçando, também a notoriedade de Portugal como fornecedor.

 

Na Casa Decor as empresas participantes beneficiam ainda da integração num plano de comunicação promovido pela organização e pela AICEP. Esta ação realiza-se no âmbito de uma candidatura apresentada pela AICEP ao Portugal2020, programa POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização 2014-2020 e destina-se a empresas portuguesas produtoras e comercializadoras de bens e serviços nacionais.

 

Com um peso de 4,5 por cento nas exportações nacionais totais, a Fileira Casa portuguesa gera um volume de negócios anual de 3 mil milhões de euros, dos quais 2,26 mil milhões são provenientes da exportação de produtos para 173 países (dados de 2016). A Fileira é constituída por 7.700 empresas que empregam 56.700 trabalhadores, tendo as respetivas exportações registado um crescimento de 5,4 por cento em 2016 face ao ano anterior. Os principais destinos das exportações portuguesas da Fileira são França (23,51 por cento do total), Espanha (21,20 por cento), EUA (10,91 por cento), Reino Unido (7,47 por cento) e Alemanha (5,16 por cento).

 

Em 2017, foram registadas 43.477 entradas no evento (mais 10 por cento face a 2016) e estiveram presentes cerca de 800 jornalistas de 200 meios de comunicação social, que originaram a publicação de mais de mil notícias, espalhadas pelos diferentes suportes comunicacionais (televisão, revistas, plataformas digitais) durante o período de realização do certame. Estes números evidenciam o mediatismo deste certame, que é considerado “o evento” para o lançamento de tendências, novidades e conceitos inovadores de decoração.

Partilhar