NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Foi aprovada recentemente a substituição dos Fundos a Longo Prazo por Fundos de Super Poupança entre 2020 e 2024. Os investimentos em Fundos de Super Poupança serão dedutíveis nos impostos até 30 por cento da renda tributável e abertos a todos os tipos de valores mobiliários, sem nenhum montante mínimo nem quantidade mínima anual.

O Banco da Tailândia está a estudar as medidas a tomar relativamente à valorização do bath. Com a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos e as manifestações em Hong Kong, a moeda tailandesa continua a valorizar. No entanto, esta valorização está a levar a um aumento dos preços e, por consequência, a uma queda das exportações. O banco deve, então, travar esta crescente valorização, o Departamento de Receitas apoiar os pagamentos em dólares e os Ministérios do Comércio, das Finanças e do Transporte necessitam de tomar medidas urgentes de forma a reduzir os custos de produção e logística para o comércio exterior.

 

De acordo com Thanathorn Juangroongruangkit, líder do Future Forward, a população está cada vez mais agitada, o que poderá levar para novos protestos relativamente à situação política da Tailândia. No entanto, Thanakorn Wangboonkongchana, porta-voz do Palang Pracharath, não concorda e defende que "a maioria das pessoas não quer mais ver protestos nas ruas. Elas não querem ver o caos e a perturbação no país". O parlamento está dividido e a pequena maioria do governo colocam os holofotes sobre o risco político na Tailândia.

 

Passando para o setor do turismo, os hoteleiros de Chiang Mai sofreram uma queda de turistas nesta presente época alta. No entanto, o Ministério do Turismo defende que esta será uma consequência da nova tendência de estadias mais curtas e menos turísticas.

 

Relativamente o projeto de construção de um passeio marítimo pelo Rio Chao Phraya, não existem ainda consensos. A Assembleia defende que é necessário que as áreas ribeirinhas sejam desenvolvidas de forma a permitir o acesso das pessoas ao rio, o que trará benefícios para a população e irá preservar estas áreas. No entanto, mais de 35 grupos ativistas se opuseram perante a Assembleia, defendendo que todo o rio Chao Phraya deve ser preservado para que seja declarado Património Mundial. A construção de uma estrada no rio destruiria a sua história e o seu status de um símbolo cultural do país.

 

A tensão entre os moradores locais de Satun e Songkhla e o governo continua devido à construção dos portos nesses dois pontos. Para isto, o Ministro dos Transportes diz que o primeiro passo será fornecer mais e melhor informação aos moradores locais sobre as vantagens que os portos irão trazer: “Esses projetos são bons e beneficiarão o comércio e o transporte marítimo, pois manterão os custos de transporte mais baixos”. O governo está a trabalhar neste sentido.

 

Esta é a idiossincrasia socioeconómica na Tailândia. No entanto, não há previsões de que afetará a sustentabilidade histórica do país.

Partilhar