NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal organiza duas sessões ABC Mercado EUA-Costa Leste, nos dias 20 e 21 de Março em Lisboa e Porto.

As inscrições são, gratuitas, online e estão abertas até 19 de Março, limitadas à capacidade da sala (aqui).

A sessão de Lisboa realiza-de a 20 de Março às 9h45, no Auditório da Aicep. Pode consultar o programa aqui.

A sessão do Porto terá lugar a 21 de Março às 9h45, no Auditório da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. Programa aqui.

Director da Aicep em Nova Iorque vem a Portugal

O director da Aicep em Nova Iorque desloca-se a Portugal para apresentar, numa abordagem multi-sectorial, o mercado dos Estados Unidos da América, com especial foco para as particularidades e tendências que caracterizam a região da Costa Leste.

Manuel Couto Miranda vem sensibilizar as empresas para as oportunidades de negócio que esta região oferece às empresas portuguesas, dando a conhecer as estratégias de abordagem mais eficazes para a concretização de negócios com sucesso, explica fonte institucional da Aicep.

Empresas-testemunho

Empresas-testemunho participam nestas sessões, conferindo-lhes uma dimensão prática, através da partilha do seu know-how e das suas experiências no mercado norte-americano.

Explica ainda a Aicep que a Costa Leste dos Estados Unidos, onde reside uma grande comunidade luso-americana, destaca-se como porta de entrada para as exportações portuguesas, circunstância favorecida pela proximidade geográfica, através do oceano atlântico, entre os EUA e Portugal.

Por outro lado, cidades como Nova Iorque, Boston e Washington DC jogam um papel de catalisadores económicos dentro dos EUA, verificando-se o estabelecimento de empresas do sector financeiro nesta zona geográfica, bem como um aumento do poder económico do governo federal, ou ainda a abertura de sedes de gigantes multinacionais.

Maior parceiro comercial de Portugal fora da União Europeia

Em 2018 os Estados Unidos mantiveram-se como o maior parceiro comercial de Portugal fora da União Europeia (5.º no total), tendo representado 5% das exportações portuguesas no período Jan-Nov 2018.

Nos últimos anos Portugal deixou de ser apenas um país exportador para o mercado norte-americano, passando também a ser um investidor directo principalmente nas áreas de investigação científica e tecnológica.

Partilhar