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AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A indústria do mobiliário e colchoaria encerra 2019 com um crescimento de 3,7 por cento do volume de exportações face ao ano anterior. Uma subida assente no crescimento sustentado pelos dois principais mercados, o francês (627 milhões de euros) e o espanhol (465 milhões de euros), mas também na ascensão de novos destinos importadores, como o alemão (crescimento de 38 por cento), o americano (28 por cento) e o belga (29 por cento).

O mobiliário de casa, com 763 milhões de euros gerados, foi responsável por 41 por cento do volume de exportações.

Os assentos, por seu turno, foram o principal produto exportado pelas empresas nacionais, tendo ultrapassado os 902 milhões de euros em vendas e representado 49 por cento do total de exportações.

 

Entre os produtos com maior crescimento, destaque para a colchoaria, cujo volume de vendas ascendeu 10 por cento em relação a 2018, totalizando 156 milhões de euros.

No que concerne às importações do setor, e tendo em consideração o mesmo período, as empresas portuguesas gastaram 987 milhões de euros em compras a países terceiros. A balança comercial do setor mantém-se, desta forma, superavitária, com um saldo positivo de 853 milhões de euros. A taxa de cobertura das importações pelas exportações foi, no ano de 2019, de 184 por cento.

 

Para este ano, a APIMA prevê a consolidação da tendência de crescimento do setor e da afirmação internacional nos mercados tradicionais e em novos destinos. Para o efeito, está definida a participação em mais de uma dezena de feiras, incluindo os principais certames mundiais, como a "Isaloni Milão", a "ICFF", em Nova Iorque, e a "Maison et Objet", em Paris.

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