NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A "FINE #WineTourismExpo", o mais importante evento internacional de enoturismo, realiza-se nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2020, em Valladolid.

A feira internacional de enoturismo de 2020 já tem mais de 70 compradores internacionais confirmados, provenientes da França, Portugal, Espanha, Itália, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, México, Brasil, Argentina, China, Áustria, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Singapura.

 

Já estão confirmados diversos expositores portugueses, entre os quais o Turismo do Centro, a Viniportugal, com uma embaixada de produtores vitivinícolas, o Turismo do Porto e Norte e várias CVR.

 

Este certame tem um alcance global e atrai as principais empresas de vinhos europeias e internacionais como expositores. Na área de exposições, as empresas de vinho, as estrelas do evento, são acompanhadas por organizações regionais de promotores, permitindo o contacto com compradores nacionais e internacionais e profissionais de turismo, previamente inscritos. Conta com duas áreas exclusivas para networking, "B2B FINE" e "Networking Restaurant", bem como várias áreas comuns para partilha de conhecimento e contactos espontâneos e informais.


A "FINE" ajuda a expandir o volume de negócios das empresas no setor do enoturismo, oferecendo-lhes a oportunidade de interagir com compradores e líderes de opinião internacionais. Além disso, é uma excelente oportunidade para internacionalizar a oferta de enoturismo. O espaço “Be FINE” oferece formação e melhora a promoção turística e a experiência do visitante: promoção online, degustações guiadas para turistas e novas experiências na empresa.

 

Este é o único evento internacional focado exclusivamente no enoturismo, uma jornada com uma série de atividades ligadas às principais regiões vitivinícolas e forte ênfase em networking e especialização.

Enoturismo
O turismo é a principal alavanca de crescimento do setor do vinho em Portugal, com o enoturismo a proporcionar um aumento de vendas que pode chegar aos 50 por cento. Os dados apontam para que as vendas à porta das quintas aumentem de valor entre 30 e 50 por cento nos próximos cinco anos, uma subida que dá às empresas do setor uma margem adicional significativa, para além de qualificar a imagem das respetivas marcas.

 

O enoturismo posiciona-se como uma vertente importante da atividade da indústria do vinho e contribui para criar valor através de três pilares complementares: a afirmação de uma oferta turística diferenciada, o reforço da geração de valor no setor da vinha e do vinho e o fortalecimento de um motor de desenvolvimento económico e de ordenamento do território. Visa estimular as exportações de vinho português, contribuindo para o aumento da competitividade das empresas nacionais no mercado global. Em 2018 vieram a Portugal 2,5 milhões de turistas atraídos pelo enoturismo (mais 300 mil do que em 2016), sendo que 80 por cento afirmaram que a gastronomia e vinhos portugueses os farão voltar. Se Portugal acompanhar a evolução verificada noutras regiões do mundo, é previsível que nos próximos anos os turistas enófilos aumentem os seus consumos nos centros de enoturismo nacionais em cerca de 20 por cento.

 

O constante desenvolvimento do turismo na última década fomentou a criação de oportunidades especiais para um visitante cada vez mais exigente. Neste panorama, o enoturismo estabeleceu-se como um produto extremamente rentável a curto e a médio prazo, tal como confirmado por quase 80 por cento das empresas consultadas para o estudo de viabilidade do negócio do vinho recentemente realizado pela Great Wine Capitals. A oferta excede a procura, pelo que o futuro deste setor será marcado por novas estratégias de marketing e pela criação de produtos inovadores de enoturismo com um forte carácter cultural, que realcem os valores das regiões vitícolas e vitivinícolas. A "FINE", exposição internacional de enoturismo, será uma oportunidade ímpar para partilhar experiências, num ambiente de negócios estimulante, com o objetivo de desenvolver e alavancar oportunidades de negócio em torno do vinho.

 

Mais informações aqui.

Partilhar