NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O projeto i4.0 Lead Digital Transformation, liderado pelo centro de investigação Fraunhofer AICOS, arranca agora com um investimento de 427 mil euros com o objetivo de capacitar as pequenas e médias empresas portuguesas e ajudá-las a adaptarem-se e a acelerar o processo de transformação digital.

Através de um conjunto de ações – estudos de benchmarking,  seminários e workshops – o Fraunhofer AICOS, em parceria com a Inova-Ria e a Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia, pretendem atuar em setores tradicionais, facilitando a sua adaptação à Indústria 4.0.

 

O mundo mudou e, com ele, também a economia e o mercado. É, neste sentido, que surge o i4.0 Lead Digital Transformation, um projeto que visa fomentar a adoção de metodologias de Indústria 4.0 nas PME portuguesas, em setores tradicionais e tecnológicos, promovendo e acelerando a transformação digital. O projeto tem por base as melhores práticas na área da Indústria 4.0 desenvolvidas na Alemanha e na Europa Central e envolve um estudo de caracterização e identificação das barreiras existentes à adoção das metodologias da Indústria 4.0. Com base nesses estudos iniciais, será produzido um “Guia de Boas Práticas” e uma plataforma baseada na iniciativa alemã BASYS 4.0, promovida pelo Fraunhofer IESE, será adotada e adaptada à indústria nacional.

 

O projeto, que arranca agora e deverá terminar em maio de 2022, resulta de uma candidatura ao PORTUGAL2020, nomeadamente ao Sistema de Apoios a Ações Coletivas (SIAC), tendo sido aprovado pelo COMPETE, com uma dotação FEDER de cerca de 427 mil euros.

Partilhar