NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Em 2019 o mercado transacional português registou o número recorde de 427 transações, mais 15,09 por cento em relação ao ano anterior. 175 transações tiveram os seus valores divulgados, somando 13,4 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 17,85 por cento. O volume de negócios cresce anualmente a uma taxa média de 10 por cento.

Do valor total de 13,4 mil milhões de euros, 3,9  mil milhões estão relacionados com investimentos realizados por fundos de Private Equity e 363 milhões com os investimentos de fundos de Venture Capital.

 

O setor imobiliário, apesar de apresentar uma ligeira retração, manteve a posição de mais ativo do ano, com 91 transações registadas. A tecnologia ficou em segundo com 62 operações, um crescimento de 42 por cento. A maior transação do ano no segmento imobiliário foi a aquisição pela Invesco dos edifícios onde operam os hotéis Tivoli Avenida Liberdade, Tivoli Oriente e Avani Avenida Liberdade, por 313 milhões de euros.

 

No âmbito das operações cross-border inbound, em que empresas estrangeiras investiram em companhias baseadas em Portugal, foram registadas 184 transações. As empresas espanholas seguem como as mais ativas, com 49 aquisições em 2019, e especial preferência pelo setor imobiliário. A maior aquisição realizada por uma empresa espanhola no segmento imobiliário em Portugal foi protagonizada pela Merlin Properties que pagou 113,35 milhões de euros por dois edifícios.

 

Mais informações aqui.

Partilhar