NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A nova data de conclusão do projeto ECRL é 31 de dezembro de 2026, dois anos depois da data original de 30 de junho de 2024. Será composto de 20 estações, de Kota Baru a Kuala Terengganu, Kuantan, Mentakan, Jelebu, Bangi / Kajang, Putrajaya Sentral e Port Klang.

Hoje, 15 de abril de 2019, o primeiro-ministro da Malásia, Tun Dr Mahathir Mohamad, fez o um comunicado à imprensa que consta no seguinte link: http://www.mrl.com.my/en/press-statement-by-prime-minister-on-ecrl/

 Ver também os seguintes linkshttp://www.mrl.com.my/en/ecrl/overview/http://www.mrl.com.my/en/ecrl/alignment/;  

http://www.mrl.com.my/en/ecrl-key-facts/

 

O primeiro-ministro Tun Mahathir Mohamad disse que o novo e melhorado alinhamento do projeto passará por cinco estados e por a capital administrativa Putrajaya, o que permitirá o envolvimento de mais estados e uma maior distribuição dos benefícios económicos do projecto agora renegociado.

 

“O alinhamento sul fornecerá uma ligação terrestre directa entre o Porto de Kuantan e o Porto de Klang, servindo como uma ponte terrestre entre os dois portos. O novo alinhamento também prioriza facores culturais, patrimoniais e ambientais, preservando a cordilheira de Klang Gates em Gombak, maior cordilheira de quartzo puro do mundo", disse o primeiro-ministro em conferência de imprensa.

 

A Malaysia Rail Link Sdn Bhd e a China Communications Construction Company Ltd (CCCC) estabelecerão uma parceria para participar nas operações e na manutenção do projecto ECRL. A participação local no projecto também terá um aumento, agora 40% das obras civis serão realizadas por empreiteiros locais, em comparação com os 30% indicados no contrato original.

 

A Forbes afirma que o sucesso da Malásia na renegociação do projecto ECRL com a China é significativo, pois evitou que a Malásia ficasse na mesma situação de dívida soberana em que se encontra o Sri Lanka. Num artigo de opinião, o professor de economia Panos Mourdoukoutas disse que o novo acordo é uma grande vitória para o primeiro-ministro Tun Dr Mahathir Mohamad.

 

Empresas envolvidas: 

Malaysia Rail Link Sdn Bhd

Level 15, Menara 1 Dutamas, Solaris Dutamas,  No. 1, Jalan Dutamas 1, 50480 Kuala Lumpur

Phone No.: +60 3 6411 5800

Fax:  +60 3 6411 5822

E-mailfeedback@mrl.com.my

Website:   http://www.mrl.com.my

 

CCCC China Communications Construction Company Ltd

No.85 Deshengmenwai Street,Xicheng District, 100088 Beijing

Tel.:  +86-10-82017912 (Working days:8:00-11:30 and 13:00-16:30)

Fax:  +86 10 82016263/6261

E-mailinternational@ccccltd.cn

Website:http://en.ccccltd.cn

Partilhar