NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Portugal Ventures investiu 600 mil euros na Agri Marketplace, sendo este o quarto investimento que faz em 2019, resultado da Call MVP, iniciativa que foi lançada no último trimestre do ano passado e que registou 156 candidaturas de startups “early stage”.

A Agri Marketplace é uma plataforma digital global que liga diretamente agricultores e organizações de produtores aos seus clientes agroindustriais, evitando a intermediação na cadeia de valor, permitindo “uma maior transparência, um comércio mais justo e o acesso mais facilitado ao mercado global”. O objetivo é facilitar a venda e compra de produtos agrícolas através da utilização de ferramentas de vendas, de marketing, serviços de logística e inspeção de qualidade.

 

Para além de disponibilizar informação atualizada de mercado e acesso a serviços de valor acrescentado, a Agri Marketplace permite que os produtores e compradores da agro-indústria acedam a um mercado verdadeiramente global, “onde as negociações são diretas e os pagamentos são 100% seguros”. Ao suprimir custos de intermediação tradicional, a Agri Marketplace posiciona-se como a alternativa para potenciar o negócio agrícola, tendo registado, até ao momento, mais de cinco milhões de euros de transações online.

 

A plataforma de negociação está, neste momento, concentrada em desenvolver o seu negócio em Portugal, Espanha, França e Itália, disponibilizando já nestes mercados, cereais (milho, cevada, arroz e trigo) e frutos secos (amêndoa, pistachos, avelãs e nozes), variedades que representam um volume de transações superior a 50 biliões de euros no mercado europeu.

 

Em 2019, com o investimento da Portugal Ventures, a Agri Marketplace vai reforçar a sua atividade de internacionalização e expansão na Europa e nos Estados Unidos, tendo como foco a Califórnia. Com este investimento, vai também reforçar a contratação de novas equipas comerciais nestes mercados-alvo e no desenvolvimento tecnológico da plataforma.

 

A Agri Marketplace surge pelas mãos de dois agricultores, Filipe Núncio e o Tiago Pessoa, com mais de 20 anos de experiência no sector agrícola, que se juntaram a outros dois fundadores, José Magalhães e Luís Silva, com experiência complementar consolidada nas áreas de gestão, finanças e IT. A startup com sede em Alcácer do Sal instalou recentemente o seu negócio na Incubadora Taguspark, parte da Taguspark, parceiro da Portugal Ventures na sua rede de Ignition Partners Network, tendo encontrado nesta incubadora as condições ideais para desenvolver novas parcerias ao nível tecnológico e sinergias com outras empresas aí presentes.

 

O anúncio do investimento na Agri Marketplace é o primeiro passo para o lançamento da nova Call que a Portugal Ventures se prepara para abrir no início de maio, a Call Agrotech Economy, e cujo objetivo é investir até um milhão de euros em cada projeto de tecnologias (hardware e software) e produtos fortemente inovadores que melhorem a eficiência e a produtividade das atividades agrícolas, agropecuárias e da agro-indústria. Proteção e gestão florestal, regadio e otimização da água, alimentação sustentável, agricultura de precisão, agricultura biológica, produção animal biológica, fitofarmacêutica e fitoquímica, engenharia genética e biotecnologia são áreas onde existem falhas de mercado ao nível dos instrumentos de capital de risco e onde são necessárias soluções inovadoras que estimulem a competitividade das cadeias de valor e o desenvolvimento do seu crescimento económico.

Partilhar