AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Pela primeira vez no mundo vai ser realizada uma feira têxtil num aeroporto em funcionamento.

O MODtissimo - único salão da Fileira Têxtil e Moda Portuguesa – que se realiza bianualmente, numa aposta arrojada, altera desta vez o seu espaço de exposição para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

 

Esta iniciativa é possível graças à colaboração da ANA Aeroportos de Portugal (ANA) , Grupo VINCCI , que acolheu este desafio de braços abertos e tudo tem feito para que o evento seja um sucesso.

 

A complexidade desta operação envolve a colaboração de todas as entidades envolvidas desde parceiros, a fornecedores, a staff, que nos últimos meses não se têm poupado a esforços para que tudo saia na perfeição.

 

Os dois dias de voo do MODtissimo (24 e 25 de fevereiro) vão acontecer no Piso 3Partidas – do Aeroporto do Porto, que para além do seu normal funcionamento como plataforma de embarque de milhares de passageiros diariamente, servirá a plataforma do sector têxtil. A feira já conta com mais de 2 mil registos e qualquer profissional da área se pode inscrever no site da exposição.

 

Na viagem ao Piso 3 do Aeroporto do Porto poderemos encontrar na lateral direita a ASA DOS TECIDOS E ACESSÓRIOS PARA CONFEÇÃO e na lateral esquerda a ASA DOS CONFECIONADORES DE ADULTO E CRIANÇA.

 

As grandes portas giratórias do Aeroporto terão entre elas logo à entrada: o  iTechstyle Innovation Bussiness Forum em parceria com o CITEVE, o check in do MODtissimo, o Fórum Novos Talentos, o Fórum de Tendências de Tecidos, Fórum Seleção Empresas e o espaço BEST SELLER (Novo).  Anexamos planta para facilitar a visualização.

 

O desembarque do MODtissimo no aeroporto fica completo com a utilização do Auditório do Aeroporto no Piso das Chegadas onde um vasto programa de seminários completa estes dois dias de reunião da família da ITV  portuguesa, numa altura em que se intensifica o aumento das exportações. Os últimos dados do INE indicam que as exportações têxteis e de vestuário registaram em 2015 um crescimento de 5 por cento, tendo alcançado os 4.836 milhões de euros, meta bastante otimista que tinha sido projetada para 2015 e que antecipa o objetivo de chegar aos 5 mil milhões de euros, já em 2016.

 

iTechStyle - Innovation Business Forum® pronto a levantar voo

 

É já a sétima edição e tem como principal novidade a “pista” que a acolhe: o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Por isso mesmo, descola do conceito habitual e junta ao Fórum de Tecidos Técnicos e Inovadores e Showcase de Produtos Inovadores, de visita obrigatória por todos os participantes no Modtissimo em busca do que de mais inovador e de maior tecnicidade se faz em Portugal, um outro Showcase temático, este em parceria com o CEIIA – Centro de Excelência e Inovação na Industria da Mobilidade e dedicado, como não podia deixar de ser, ao sector Aeronáutico, um dos muitos que integram têxteis técnicos e funcionais. Neste espaço estarão assim em destaque alguns produtos demonstradores de têxteis aplicados a aeronáutica.

 

“Ao embarcar nesta montra da inovação da fileira têxtil nacional, para além de conhecer ou atualizar-se quanto ao que a indústria nacional propõe de mais inovador e técnico poderá também surpreender-se ao ficar a saber a qual quantidade de materiais têxteis que um avião integra; enfim, oportunidades para a ITV portuguesa”, nota Braz Costa, diretor-geral do CITEVE.

De regresso está também o INOVATÊXTIL. Como já é habitual candidatam-se a este prémio todas as amostras de tecidos e produtos em exposição, e aos selecionados juntar-se-ão os escolhidos pelo júri na edição de Setembro do iTechStyle - Innovation Business Forum®.

 

Outro dos focos desta edição prende-se com o lançamento e apresentação de uma nova atualização do Diretório de Têxteis Técnicos e Funcionais “from Portugal”. E aqui a principal novidade prende-se com o suporte que a acolhe: uma aplicação móvel. A app “TTP – Technical Textiles from Portugal” estará em demonstração para utilizadores dos sistemas operativos IOS e Android. “Constitui uma evolução muito importante do tradicional instrumento de divulgação das empresas portuguesas a produzir materiais têxteis com aplicação técnica e de elevada tecnicidade”, esclarece Braz Costa.

 

Com esta aplicação, a pesquisa, consulta e, sobretudo, a atualização de informação sobre quem faz o quê nos Têxteis Técnicos e Funcionais será muito mais fácil. As empresas portuguesas passarão a beneficiar de uma ferramenta que poderá ser usada para chegarem a novos mercados.

 

A organização do MODtissimo orgulha-se de poder executar este projeto pioneiro em Portugal, e alias inédito a nível mundial, de uma feira profissional dedicada ao sector têxtil e vestuário ser realizada dentro do maior Aeroporto do Nordeste Peninsular (Aeroporto do Porto), completamente funcional e que apresenta um trafego de passageiros de cerca de 8 milhões/ano.

  

Esta é uma forma de mostrar ao mundo que a têxtil portuguesa continua a inovar em todos os sentidos e que as infraestruturas nacionais arriscam em novas iniciativas para dinamizar a economia nacional.

Partilhar