NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Apesar da produção ter subido 103% face a 2017, fica no entanto aquém do objectivo de 240 mil carros que o construtor germânico tinha estipulado para a unidade de Palmela.

A fábrica da Volkswagen (VW) em Portugal construiu 224 mil carros durante o ano de 2018. É um aumento de 103% face à produção de 2017, que fica no entanto aquém do objectivo de 240 mil carros, que o construtor germânico tinha estipulado para a unidade de Palmela. A notícia é avançada pelo ”Público” na edição desta sexta-feira que informa também que o número final será apurado dentro de dias, quando a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgar os dados da produção de dezembro.

 

Tal como já se esperava, a fábrica pulverizou todos os recordes de fabricação de automóveis em Portugal. Em 2017 tinha construído 110,256 mil viaturas – quantidade que no fim de junho de 2018 já tinha sido ultrapassada. A estimativa da VW apontava para uma produção de 183 mil T-Roc em 2018.

 

No final de agosto (um mês de paragens) a Autoeuropa já tinha ultrapassado um recorde de produção anual que vigorava desde 1998​.

 

Mas a razão por que a empresa ficou aquém do objectivo de produção dos 240 mil carros assenta sobretudo nos três períodos de paragem forçada. Segundo as contas apuradas pelo ”Público”, foram 27 dias de paragem: o primeiro coincidiu com o período da Páscoa (em Março/Abril, dez dias de paragem); o segundo aconteceu no final de Outubro/início de Novembro (oito dias de paragem); e o terceiro abarcou o período do Natal e do Ano Novo (Dezembro/Janeiro 2019, nove dias de paragem).

Partilhar