AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Decorrerá em S. Petersburgo, de 24 a 26 de maio 2018, no Centro de Congressos e Exposições “ExpoForum”, a 22ª edição do Fórum Económico Internacional – SPIEF’18, o mais prestigiado evento económico e empresarial realizado anualmente na Rússia.

Realizado desde 1997, o Fórum é organizado pela Fundação “Roskongress” em conjunto com o Governo russo. Desde 2005 é apadrinhado pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

 

A principal missão do Fórum reside em servir como ferramenta prática destinada a remover as barreiras ao desenvolvimento da cooperação empresarial entre a Rússia e os outros países. A França é o país convidado na edição de 2018.

 

Na edição de 2017 do Fórum, participaram mais de 14 mil empresários, responsáveis de organizações internacionais, personalidades políticas, peritos, cientistas e jornalistas de 143 países. Os empresários representavam mais de 700 empresas russas e 400 estrangeiras. Os mais de 3.000 jornalistas acreditados, representavam cerca de 800 órgãos de Comunicação Social originários da Rússia e de 45 países estrangeiros.

 

Subordinado ao lema “Construir uma Economia de Confiança”, o Programa do Fórum para 2018 engloba 4 grandes áreas divididas nos seguintes temas:

 

1 - ECONOMIA GLOBAL EM ÉPOCA DE MUDANÇA

Cadeias globais de fornecimento: formação de novo sistema; Gestão de variações demográficas; Protecionismo económico e mercados globais; Interação entre o Estado e as empresas na mitigação dos riscos de desastres; Painel energético; A bola está a crescer: desigualdade social enquanto desafio global e papel das empresas na sua resolução; Digitalização e futuros sistemas energéticos; Do Atlântico ao Pacífico: criar um espaço de confiança; Cidade do futuro; Tecnologias digitais no setor agroindustrial: criação de novas oportunidades; Desafios da nova economia: como evoluem os setores privado e público; Vetores da saúde do futuro; Economia dos oceanos; Agenda da Organização de Cooperação de Xangai na no nova fase de desenvolvimento; Nova revolução administrativa: quais as principais características de uma organização do futuro? Transformações no setor energético; Como conquistar a confiança do futuro consumidor? Sistema financeiro e bancário dos mercados emergentes; Sessão do Sberbank; Potencial do Ártico. Rota Marítima do Norte como Motor de Crescimento Económico (sessão do Fórum Ártico Internacional); Partilhe e ganhe: economia de partilha; Matriz global do empreendedorismo feminino; Formação de um ecossistema filantrópico global como base do desenvolvimento sustentável da sociedade.

 

2 - RÚSSIA: VALORIZAR O POTENCIAL DE CRESCIMENTO

Economia russa na trajetória do crescimento: desafios e soluções; Transformação da concorrência. Regulamentação anti monopólio na economia digital; Potencial de exportação das indústrias criativas da Rússia; Investimentos “inteligentes” para infraestrutura “inteligente”; Parcerias público-privadas no sistema de tratamento de resíduos. Aumentar rendimentos;  Apresentação da Classificação Nacional das Regiões da Rússia em Termos de Clima de Investimento; Regulamentação normativa no limiar da singularidade tecnológica. Como abrir as portas a novos mercados? Sessão do Fórum Económico Juvenil; Novos líderes na área tecnológica. Entrar no mercado internacional; Como aumentar a esperança de vida até 2030? Nova agenda energética. Está a Rússia preparada para a liderança mundial?

 

3 - CAPITAL HUMANO NA ECONOMIA DIGITAL

Responder aos desafios da transformação do mercado internacional do trabalho; Economia digital vrs educação: mudar o paradigma; Papel dos espaços criativos no ambiente empresarial contemporâneo; De recursos humanos para talentos: como conservar a competitividade na economia do conhecimento?

 

4 - TECNOLOGIAS PARA LIDERANÇA

Inteligência artificial na economia real; Tecnologias naturóides enquanto resposta a grandes desafios; Terapia genética: novos dilemas; Operadores de telecomunicações virtuais: motores ou destruidores? Futuro digital: líderes do dia de amanhã; História recente da cadeia de blocos e seu impacto na administração pública e empresarial; Ciberdesporto: nova tendência global nos mundos desportivo e empresarial; Infraestrutura digital: um desafio ou uma oportunidade? Proteção da informação e segurança: será isto ainda viável nos nossos dias? Tecnologias de ponta no setor da saúde: evolução, revolução, organização.

 

Informações complementares poderão ser obtidas através do link: www.forumspb.com/en ou do contacto com o Departamento de Gestão de Delegados: e-mail: info@forumspb.com, tel.: +7 812 680 00 00 / +7 812 680 00 01, fax: +7 812 680 00 02 / +7 812 680 00 34.

Partilhar