NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

No próximo dia 13 de setembro, tem início mais uma edição do "European Union Contest for Young Scientists (EUCYS)", que se realiza, este ano, até dia 18 de setembro, em Sofia, na Bulgária. A Fundação da Juventude coloca em competição dois projetos de investigação nas áreas das Ciências do Ambiente e Química.

Promovido pela Comissão Europeia, o concurso conta com 100 projetos, oriundos de 39 países, que levam a concurso projetos das mais variadas áreas da ciência: Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação, Química ou Física.

 

As duas equipas de jovens portugueses que representam Portugal destacaram-se na 13ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

 

“Bioplástico dá-te Vida 2.0” é um dos projetos que depois se ter destacado na Mostra Nacional de Ciência nacional, segue agora para a Final Europeia. Desenvolvido na Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar por João Pedro Gomes, Patricia Crus e Maria de Castro, o projeto na área das Ciências do Ambiente, consiste na produção sustentável de bioplástico a partir de materiais naturais.

 

Berke dos Santos, Pedro Cortez e Tomás Carneiro constituem o grupo que entra em competição com um projeto na área da Química. Desenvolvido no Colégio Valsassina, em Lisboa, o projeto "Microtoxinas: um macroproblema", consiste no desenvolvimento de um kit, não invasivo, que avalia e quantifica a presença de microtoxinas em soluções biológicas.

 

Mais informações aqui e aqui.

Partilhar