NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Novo responsável tem um percurso ligado à indústria, inovação, ao conhecimento e às questões económicas e sociais da UE, destaca a APED.

Gonçalo Lobo Xavier é a partir de setembro o diretor-geral da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, substituindo no cargo Ana Trigo Morais que transitou para a Sociedade Ponto Verde.

 

“Com um percurso profissional ligado à indústria, inovação, ao conhecimento e às questões económicas e sociais da União Europeia, o novo diretor geral vai defender a afirmação de um sector cada vez mais competitivo e moderno, com o foco permanente no consumidor”, informa a APED.

 

Gonçalo Lobo Xavier foi assessor na Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, onde cooperou nas áreas de promoção de serviços e na identificação de oportunidades e prospeção de mercados. É membro indicado pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal do Comité Económico e Social Europeu (CESE), órgão consultivo da União Europeia, onde foi Vice-Presidente com o pelouro da Comunicação até abril de 2018.

 

O novo responsável da APED integra também a Comissão Executiva da Unidade de Missão PORTUGAL IN (que tem por objetivo fomentar a captação de investimento direto estrangeiro à margem do Brexit) e é Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, no âmbito do HORIZON 2020, realça a associação de empresas de distribuição. Foi ainda durante 12 anos Diretor Executivo da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (RECET).

 

É licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho, tem várias formações nas áreas da internacionalização e liderança na Porto Business School e fez o “Orchestral winning performance leadership” course no IMD International School em Lausanne em julho de 2017.

Partilhar