NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A ViniPortugal promove, nos dias 21 e 22 de outubro, duas provas de vinhos portugueses em Zurique e em Genebra, com a presença de cerca de 80 produtores nacionais. A Suíça é uma das apostas do plano de promoção externa desenvolvido pela ViniPortugal, sob a égide da marca “Wines of Portugal”. O país integra o top 10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses.

As iniciativas da ViniPortugal na Suíça arrancam no dia 21 de outubro, com a realização da Grande Prova Vinhos de Portugal, no espaço Lake Side, em Zurique. O evento, desenvolvido em parceria com a revista Vinum, contará com a presença de 50 produtores portugueses, sendo esperados 300 visitantes, incluindo profissionais do setor, jornalistas e consumidores.

 

Antes da prova, a ViniPortugal promove seminários exclusivos para profissionais e para consumidores, com uma hora de duração, ministrados por Sigi Hiss, jornalista da revista Vinum.

 

No dia 22 de outubro as atenções voltam-se para Genebra, que recebe a Prova Vinhos de Portugal, no Richemond Hotel, com a participação de cerca de 29 produtores portugueses. É esperada a presença de 200 pessoas na iniciativa, que tem ainda previsto no programa um seminário exclusivo para importadores que estão à procura de novos projetos para reforçar o seu portefólio. O seminário será conduzido por David Schwarzwalder, jornalista e especialista em vinhos de Portugal.

 

Analisando os dados globais referentes à importação de vinho pela Suíça, Portugal ocupa, em valor, o 5.º lugar do ranking de exportadores, com 36,7 milhões de euros (dados de 2018), um crescimento de 9,7 por cento face ao ano transato.

 

Em termos de desempenho dos vinhos portugueses no mercado suíço, em 2018 registou-se um crescimento de 2,9 por cento em volume, 4,6 por cento em valor e 1,6 por cento no preço médio.

Partilhar