NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O setor “campeão das exportações” em Portugal continua a apostar na Inovação e Desenvolvimento Tecnológico enquanto fatores centrais para o crescimento sustentável. No dia 20 de dezembro, decorreu a assinatura, pelo CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, do Contrato-Promessa de Constituição de Direito de Superfície de um lote de terreno com uma área de construção de 2.400 m2, propriedade do IAPMEI.

A cerimónia de assinatura teve lugar nas instalações do IAPMEI no Porto e contou com a presença do secretário Adjunto e da Economia, João Neves, do presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, do presidente do CATIM, Rui Ferreira Marques, e do vice-presidente da AIMMAP e administrador do CATIM, Rafael Campos Pereira.

 

Este terreno situa-se no Campus Tecnológico de Ramalde e está destinado à construção de um edifício para a instalação de um laboratório de ensaios de eficiência energética e eco design, que possa apoiar as empresas na exploração das oportunidades decorrentes da economia do hidrogénio, da digitalização (IoT) e da economia circular.

 

O valor total do investimento, envolvendo a compra do direito de superfície, construção do edifício e equipamentos, ronda os 10 milhões de euros, a realizar em cerca de 3 anos.

 

A constituição de direito de superfície para construção desta unidade tecnológica enquadra-se no Programa Nacional de Capacitação de Infraestruturas tecnológicas, cujo primeiro passo foi dado no dia 18 de dezembro, numa iniciativa que contou com dezenas de Centros Tecnológicos, em Viseu, com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Economia.

Partilhar