AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Sociedade Portuguesa de Inovação esteve presente na reunião de lançamento do projeto HoNESt, financiado pela União Europeia. Esta reunião teve lugar no dia 16 de setembro de 2015, nas instalações do Conselho Superior de Investigação Científica espanhol (CSIC), em Bruxelas, na Bélgica.

O projeto HoNESt - History of Nuclear Energy and Society apresenta um quadro integrado de análise interdisciplinar pioneiro, que permitirá a investigadores, decisores políticos e outras partes interessadas analisar grandes sistemas tecnológicos específicos, como a tecnologia nuclear, nas suas relações com a sociedade civil, de modo a identificar as principais questões e definir políticas em conformidade.

 

O objetivo deste projeto é identificar os fatores subjacentes à perceção social dos desenvolvimentos nucleares e como esses fatores estão inter-relacionados. Ao mesmo tempo, pretende-se caracterizar a gama de mecanismos utilizados historicamente pela indústria e os decisores políticos para colaborar com a sociedade sobre a questão nuclear. Isso será feito através da avaliação de qualquer evidência da eficácia das diferentes abordagens, podendo, então apoiar recomendações sobre a eficácia relativa de tais mecanismos e da sua dependência do contexto.

 

Este projeto será desenvolvido por um consórcio internacional de 24 organizações de quinze países diferentes, coordenado pela Universitat Pompeu Fabra de Espanha. Portugal é representado neste projeto pela Sociedade Portuguesa de Inovação, que tem um papel ativo nas atividades relativas à divulgação e comunicação.

 

Esta foi a primeira vez que todo o consórcio se encontrou reunido num só lugar, sendo a oportunidade para todos os parceiros se conhecerem melhor uns aos outros e apresentarem as suas ideias e planos de trabalho. A reunião de lançamento permitiu a troca de conhecimentos e experiências e a partilha das expectativas individuais em relação ao projeto, tendo contribuído para o reforço da cooperação e forte espírito de equipa.

 

Mais informações aqui.

Partilhar