NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Le Monumental Palace Hotel, localizado na cidade do Porto, é o vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019, na categoria “Turismo”.

Os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019 foram anunciados na quinta-feira, 9 de Maio, numa cerimónia que reuniu cerca de 250 pessoas. Lisboa, Porto e Coimbra acolhem os projectos distinguidos em 10 categorias, às quais concorreram 80 projectos num total de 213.000m² de área de intervenção distribuída por 20 concelho de Norte a Sul do país.

 

Co-organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana contou, uma vez mais, com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal e, no campo corporativo, recebe o apoio transversal da SECIL. Os vencedores desta edição, tal como anteriormente, foram eleitos por um júri independente.

 

Entre os candidatos incluíram-se projectos como sedes corporativas, edifícios residenciais e moradias, centros de negócios, centros logísticos, hotéis e hostels, enoturismo e turismo rural, unidade de saúde e hospitais, centros criativos, teatros, conservatórios, lares de idosos e de acolhimento juvenil ou espaços comerciais. Todos os projectos têm licença de utilização emitida entre 1 de Janeiro de 2017 e 31 de Dezembro de 2018, não tendo concorrido a edições anteriores deste prémio.

 

Consolidada como a mais importante iniciativa de valorização da reabilitação urbana de Portugal, este prémio já distinguiu perto de cinco dezenas de intervenções localizadas em 14 cidades do país. Lançado em 2013, o prémio pretende reconhecer, premiar e divulgar a excelência na renovação das cidades portuguesas.

 

O Le Monumental Palace é a estreia da francesa Maison Albar Hotels em Portugal. Inaugurou em Novembro de 2018, abrindo portas para a Avenida dos Aliados. Surge da reconversão de um prédio neoclássico da autoria do arquitecto italiano Michelangelo Soá. Hoje é um hotel de charme de 5 estrelas, com 63 quartos e 13 suites, contando também com um Spa, três espaços de restauração e uma biblioteca. A reconversão foi responsabilidade da Mystic Invest, que fez as obras liderado pelo empresário Mário Ferreira.

 

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019

 

Residencial – Sottomayor Residências (Lisboa)

Impacto Social – Teatro Luís de Camões (Lisboa)

Comercial & Serviços – Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural (Coimbra)

Turismo – Le Monumental Palace Hotel (Porto)

Cidade de Lisboa – Teatro Luís de Camões

Cidade do Porto – Rua do Teatro, 134

Intervenção inferior a 1.000m² – Casa António Patrício (Porto)

Restauro – Rua Mouzinho da Silveira, 21 (Lisboa)

Reabilitação Estrutural – Sottomayor Residências (Lisboa)

Melhor Solução de Eficiência Energética – Sede da Vieira de Almeida (Lisboa)

Partilhar