NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A primeira edição da Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos, a decorrer na Exponor, vai conceder a 10 startups portuguesas da área tecnológica um espaço de exposição no evento.

Vai decorrer de 16 a 18 de maio, na Exponor, a primeira edição da 360 Tech Industry – Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos que vai destacar os projetos inovadores de startups portuguesas.

 

O evento promovido pela Exponor Exhibitions terá como mote “Embrace the Change”. O seu objetivo é antecipar a indústria do futuro, mostrando as soluções que, aliando tecnologia e inovação, permitirão otimizar processos e rentabilizar recursos.

 

Considerando que as startups tecnológicas desempenham o papel de instigadores e aceleradores da mudança, o 360 Tech Industry vai proporcionar-lhes um palco especial. No espaço Hubtech estarão em exposição 10 startups portuguesas, eleitas através de um concurso promovido pela organização.

 

As startups selecionadas são: a Smart Separations, responsável pela criação de uma tecnologia de microfiltração através de filtros de cerâmica; a Unmanned Tools – UT, que cria robots para aplicações florestais e agrícolas; a Scubic, com soluções de energia baseadas em dados para melhorar a gestão na relação água-energia; a Mitmynid, empresa que oferece softwares a entidades da logística e dos transportes; a Emitu, startup que desenvolve soluções industriais baseadas em localização, sensorização e gestão de fluxos de trabalho; a B2cloud, especialista em gestão de tecnologia de informação e desenvolvimento de aplicações direcionadas para a automação industrial, robótica e gestão de marketing; a Luggit, uma plataforma destinada a organizar o transporte de bagagens; a Smarkio, uma solução de marketing que se baseia na cloud para a criação de uma plataforma de automação de marketing com chatbots; a Wetrack, empresa que desenvolve, comercializa e implementa uma solução MES (Manufacturing Execution System); e a XPIM 3D Printing que, tal como o nome indica, atua no setor da impressão 3D.

 

Segundo Carla Maia, diretora de marketing da Exponor Exhibitions, “a 360 Tech Industry pretende criar uma plataforma de contacto entre uma indústria sedenta de inovação e as soluções propostas pelas startups, fomentando parcerias e sinergias.”

 

O evento irá dividir-se em três grandes áreas: Fábricas Conectadas, que privilegia a transformação digital das empresas através da aplicação das novas tecnologias aos processos de produção; Compósitos, dedicada aos novos materiais que podem ser utilizados na fabricação; e Robótica, que promove a aplicabilidade de soluções robóticas nas empresas, reduzindo não só o tempo, como também o custo de produção. Irá também decorrer o ciclo de conferências “Let’s Talk 4.0”, dedicado às várias áreas que interagem com a indústria 4.0.

Partilhar