NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Município de Guimarães participou na 18ª Semana Europeia das Regiões e Cidades onde apresentou a estratégia de Inteligência Urbana na sessão “Sustainability & Innovation Portugal”. Uma estratégia que visa a melhoria da qualidade de vida e quotidiano dos cidadãos.

A Semana Europeia das Regiões e das Cidades é o evento consagrado à política regional que decorre, neste ano de 2020, desde 5 a 22 de outubro, e que procura mostrar a capacidade das cidades e das regiões europeias criarem empregos e contribuírem significativamente para as economias local, regional e europeia. Durante esta 18º Edição do evento, o Município de Guimarães apresentou a estratégia de Inteligência Urbana na sessão “Sustainability & Innovation Portugal”.

 

Com a participação da Comissária Europeia Elisa Ferreira, do Administrador da AICEP, João Dias, e moderado por Miguel de Castro Neto, as cidades de Guimarães, Beja, Cascais, Seia e Seixal foram convidadas a apresentar as boas práticas e soluções urbanas inovadoras na área de inteligência urbana e sistemas inteligentes.

 

A participação de Guimarães resultou de um convite da Secretaria de Estado da Internacionalização, tendo por base as estratégias que o Município tem vindo a implementar como por exemplo, o projeto piloto de Monitorização de Lugares de Parqueamento, Bilhética Integrada, Quiosque Eletrónico, monitorização ambiental, entre outros.

 

Guimarães foi referenciada pela Comissária Europeia Elisa Ferreira, responsável pela Coesão e Reformas, como uma das cidades portuguesas reconhecida por estar na frente das políticas das Cidades Inteligentes.

Partilhar