NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Ronda de financiamento conta ainda com a participação de investidores ligados às empresas Unity e Supercell, nomes grandes da indústria dos videojogos. Portugal Ventures também investiu.

O estúdio português Doppio, especializado na criação de videojogos controlados por voz, conseguiu uma ronda de investimento de um milhão de euros. Entre os investidores estão o Amazon Alexa Fund, o Google Assistant Investment Program, a Portugal Ventures e figuras conhecidas do mundo dos videojogos, como Lasse Seppänen, da Supercell e David Helgason, da Unity.

 

«Este investimento é um voto de confiança no grande potencial dos videojogos conversacionais. Já existem milhões de dispositivos de voz, mas poucos jogos tiraram partido das oportunidades únicas criadas pelas tecnologias de voz», comentou em comunicado Jeferson Valadares, diretor executivo da Doppio.

 

Jeferson, que é brasileiro, já passou por estúdios de renome de videojogos como a BioWare e a Playfish. Christopher Barnes, o outro cofundador da Doppio, também já trabalhou em jogos para dispositivos móveis da Bandai Namco e Electronic Arts.

O estúdio está incubado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e já tem um jogo publicado. The Vortex, uma aventura no qual o jogador acorda de um sono criogénico para “saltar” para o comando de uma nave, foi disponibilizado para a plataforma de voz Alexa em outubro do ano passado e chegou ao Google Assistant em janeiro.

Segundo a informação partilhada, o capital agora angariado vai servir para recrutar mais funcionários para o estúdio e acelerar o desenvolvimento do segundo jogo, que tem data de lançamento prevista para o último trimestre de 2019.

 

«A Doppio está bem posicionada para capitalizar o crescimento contínuo de jogos baseados em voz e estamos entusiasmados por apoiá-los à medida que escalam o seu negócio e entregam novas experiências para os consumidores», comentou, também em comunicado, Paul Bernard, diretor do Alexa Fund, que pertence à Amazon.

 

* Título atualizado para clarificar que a Amazon e a Google fazem parte da ronda de financiamento recebida pela Doppio e não são os únicos investidores.

Partilhar