NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Porto Pianofest 2020, que se realiza online, divulga o cartaz desta edição, que conta com mais de 70 pianistas de todo o mundo entre concertos ao vivo e performances gravadas.

Com abertura marcada para o dia 1 de agosto, o Porto Pianofest 2020 traz ao público português e internacional, durante 8 dias, uma programação especial. Pode acompanhar desde casa concertos ao vivo, bem como várias gravações feitas em exclusivo para esta edição. O cartaz deste ano conta com mais de 70 pianistas de todo o mundo, com a apresentação dos

diretores do festival Nuno Marques e Mariel Mayz.

 

Em cada dia haverá 10 lançamentos de gravações de artistas, num total de 60 pianistas. Todas as gravações desta edição do Porto Pianofest incluem, para além da obra, uma entrevista com cada pianista. Entre as obras gravadas, que  serão transmitidas entre o dia 2 e o dia 7 de agosto, haverá estreias, improvisação, jazz, clássico, compositores-pianistas e pianistas da nova geração.

 

Artistas como Lisa Yui, Paulo Oliveira, Jean Michel Pilc, Joana Gama, Mariel Mayz, Bruno Belthoise, João Vasco, Andrews Sill, Matti Hirvonen, Luísa Tender, Kimball Gallagher e Juan Carlos Fernandez Nieto estão entre os pianistas que abraçaram este desafio com grande entusiasmo e que partilharão as suas inéditas gravações.

 

Os dias do festival contarão ainda com uma performance em direto por dia, sempre às 22h00. O festival abre no dia 1 de agosto em direto de Nova Iorque, mantendo-se por lá até ao segundo dia, com o concerto de Nuno Marques ao piano e Christine Lamprea no violoncelo. No terceiro dia viaja até Chicago, com o pianista José Ramon Mendez, e no quarto traz ao público uma palestra pelo compositor e maestro Oscar Colominia i Bosch sobre o “Perfil de um Músico”, desde Madrid.

 

Para o dia 5 de agosto está reservada uma performance por Jean Saulnier, com gravações da obra de Frederic Chopin num piano Pleyel de 1848, a partir de Montreal, no Canadá, e no dia 6 regressa a Nova Iorque para um concerto de Geoffrey Burleson. O sétimo dia do festival junta os jovens talentos portugueses Nuno Ventura de Sousa e Hugo Peres na Reitoria da

Universidade do Porto, em direto às 19h00.

 

Esta será uma semana intensa de atuações gravadas e em direto, reunidas numa plataforma que junta pianistas espalhados pelo mundo e em diferentes momentos da sua carreira. O encerramento do PPF2020 será às 20h00 do dia 8 de agosto, com um concerto do violoncelista Fernando Costa, em direto desde o novíssimo World of Wine, no Porto.

 

Partilhar