NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Em conjunto, estas três empresas empregam cerca de 8.000 pessoas.

Bosch Car Multimedia [Braga], Continental Mabor [Famalicão], e Gabor Portugal [Barcelos], todas elas de origem alemã, são três das dez empresas portuguesas ou de direito nacional sediadas em Portugal que mais exportam para a Alemanha, segundo uma lista publicada esta terça-feira pela publicação Dinheiro Vivo. Em conjunto, estas três empresas empregam cerca de 8.000 pessoas.

 

Os dados são da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que aponta a filial alemã da Bosch em Braga como empregando 4.800 pessoas.

 

A Bosch Car Multimedia exporta 95% do total de fabrico para a Alemanha, sendo uma das principais exportadoras em todo o mundo para a “casa-mãe”.

A importância desta empresa de Braga para a Bosch, cuja faturação equivale a 1% do PIB nacional, ficou bem vincada com a presença da chanceler alemã Angela Merkel na inauguração de uma nova unidade daquela empresa, em Sequeira, Braga.

 

Em segundo lugar na lista da AICEP está outra empresa alemã de direito nacional, situada a pouco menos de 30 quilómetros.

A Continental Mabor, que se dedica ao fabrico de pneus, está sediada em Lousado, Famalicão, e emprega cerca de 2.100 trabalhadores.

 

Esta empresa, que disponibiliza as mesmas regalias aos funcionários espalhados em todas as fábricas que possuem a nível internacional, tem previsto um investimento de 100 milhões de euros a curto prazo, para se expandir e criar mais postos de trabalho.

 

A terceira empresa do distrito fica também num raio de poucas dezenas de quilómetros das duas anteriores. A Gabor Portugal é uma marca alemã de calçado que opera em Silveiros, Barcelos.

 

Emprega cerca de 1.400 trabalhadores e dedica-se ao fabrico de calçado que é, na sua grande maioria, exportado para a Alemanha.

 

Empresas sediadas em Portugal com maior número de exportação para a Alemanha:

Bosch Car Multimedia Portugal – Braga

Continental Mabor, Indústria de Pneus – V. N. de Famalicão

Gabor Portugal, Indústria de Calçado – Barcelos

Preh Portugal – Trofa

Delphi Automotive Systems – Lisboa/Seixal

Grohe Portugal, Componentes Sanitários – Albergaria-a-Velha

Repsol Polímeros – Sines

Schaeffler Portugal – Caldas da Rainha

The Navigator Company – Setúbal (sede)

Volkswagen Autoeuropa – Palmela

Partilhar