NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A equipa Cambada, da Universidade de Aveiro, ganhou a liga de Robôs Médios tendo disputado a final contra a equipa holandesa Tech United, a atual campeã do mundo.

A Universidade de Aveiro sagrou-se vencedora da edição de 2019 do Festival Nacional de Robótica, que decorreu de 24 a 28 de abril em Gondomar.

 

Durante o Festival, decorreram competições de Futebol Robótico, Condução Autónoma e Logística Industrial entre equipas de alunos universitários e competições de Futebol Robótico, Rescue e OnStage entre alunos de secundário. A edição deste evento foi organizada pela Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Sociedade Portuguesa de Robótica.

 

A equipa Cambada, da Universidade de Aveiro, ganhou a liga de Robôs Médios, tendo disputado a final contra a equipa holandesa Tech United, a atual campeã do mundo. O resultado final foi fixado em 2-1. No total, a equipa Cambada de Aveiro marcou 90 golos e sofreu apenas 2 golos durante a competição. Em segundo lugar ficou a Tech United, Universidade Técnica de Eindhoven e em terceiro lugar Falcons, ASML, também da Holanda.

 

A equipa FC Portugal 3D, das Universidades de Aveiro e do Porto, conquistou o terceiro lugar na Liga de Simulação 3D, sendo superada pelas equipas MagmaOffenburg, Hochschule Offenburg, da Alemanha (1º lugar) e AIUT3D, da Universidade de Tecnologia de Isfahan, do Irão, (2º lugar). A Liga de Simulação 3D é uma competição simulada que consiste num jogo de futebol entre duas equipas de 11 robôs simulados. Começado o jogo, os investigadores são obrigados a encontrar a forma mais estável de movimentar os robôs da sua equipa, recorrendo muitas vezes a técnicas como a aprendizagem automática e a otimização, para realizar jogadas ou criar táticas aplicadas em campo.

 

Quando à modalidade de Condução autónoma, o pódio ficou foi ocupado exclusivamente por equipas portuguesas: em primeiro lugar, a equipa Major Alvega da Universidade do Porto, em segundo lugar a ROTA 2019 da Universidade de Aveiro e por último a PLA seekers do Politécnico de Leiria.

Partilhar