NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Em causa está o programa inscrito na Estratégia Nacional para o Empreendedorismo StartUP Portugal e que pretende apoiar as empresas a atrair recursos altamente qualificados para Portugal.

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação certificou 80 empresas desde o início do ano, no âmbito do programa governamental Tech Visa. Dessas oito dezenas de empresas legalmente constituídas em Portugal, quase todas (94%) operam no setor das Tecnologias da Informação e estão concentradas essencialmente na Região de Lisboa, Norte e Centro.

 

A certificação Tech Visa permite simplificar os procedimentos de obtenção de visto e autorização de residência, com o intuito de facilitar o processo de recrutamento. Contudo, estas organizações são obrigadas a “demonstrar potencial de mercado e orientação para os mercados externos, o que será determinante para uma avaliação positiva da candidatura”.

 

O programa está inscrito na Estratégia Nacional para o Empreendedorismo StartUP Portugal e que pretende apoiar as empresas a atrair recursos altamente qualificados para Portugal. No total, estas 80 empresas já contrataram 148 trabalhadores.

 

Em março, este organismo público de apoio às microempresas e PME certificou mais 13 incubadoras no âmbito do StartUp Visa. Trata-se da Ágora Business Academy, Associação Acredita Portugal, Founders Founders, Incubadora da UAlg, Município de Celorico de Basto, Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, SA, StartSilkHub, Startup Leiria, Startup Porto, Tec Labs – Centro de Inovação teste, Torres Inov-e e UA Incubator – University of Aveiro Incubator.

Partilhar