NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O município de Vila Nova de Famalicão está a participar na 37ª FIHAV – Feira Internacional de Havana, que está a decorrer em Cuba, entre os dias 03 e 08 de novembro de 2019.

Numa nota enviada a O MINHO, a autarquia informou que a participação do município famalicense nesta que é a maior feira multisetorial das Caraíbas acontece pelo terceiro ano consecutivo com stand próprio. A comitiva integra ainda seis empresas famalicenses: AMOB, CM Socks, Porminho, Bplan (AF Azevedos), Caixiave e Reis & Silva.

 

Vila Nova de Famalicão participa no evento a convite da Câmara de Comércio Portugal-Cuba e da AEP – Associação Empresarial de Portugal, que promovem a participação nacional na FIHAV.

 

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, citado naquela nota, “esta é mais uma iniciativa desenvolvida no âmbito da política de internacionalização do município, abrindo o caminho à promoção das nossas empresas no mercado cubano”.

 

De acordo com o autarca “Cuba iniciou um programa de reformas estruturais que inclui medidas concretas no sentido da liberalização e abertura à iniciativa privada, através da Lei do investimento Estrangeiro, que apela ao investimento, com fortes benefícios fiscais, e possibilita a criação de empresas de capital totalmente estrangeiro ou de capital misto ou associações económicas internacionais”.

 

A 37.ª edição da FIHAV vai reunir até sexta-feira na Expocuba, a cerca de 25 quilómetros de Havana, dois mil representantes de empresas de mais de 55 países.

 

No dia da abertura, será comemorado o Dia da Espanha, país que leva à feira mais de uma centena de empresas, que vão ocupar quatro pavilhões.

 

Cuba terá 152 expositores, onde estarão representadas cerca de 360 empresas e empresas.

 

A organização também já anunciou a presença de 14 delegações oficiais, chefiadas por ministros e altos responsáveis do Estado.

 

Um dos principais pontos do programa da FIHAV será o IV Fórum Empresarial, que visa impulsionar reuniões bilaterais entre empresários cubanos e potenciais investidores estrangeiros.

 

No Fórum, que incluirá três reuniões organizadas pelo México, Alemanha e União Europeia, serão apresentados o novo Portfólio de Oportunidades de Investimento Estrangeiro 2019-2020 e o III Diretório Comercial de Cuba.

 

Será ainda apresentada a “Janela Única de Comércio Exterior”, que funcionará como plataforma para agilizar as exportações e autorizações para o estabelecimento de negócios, já que a burocracia é uma das queixas mais frequentes de potenciais investidores na ilha.

 

Refira-se que em dezembro de 2018, o município de Famalicão e a Câmara de Comércio Portugal-Cuba celebraram um protocolo de cooperação tendo em vista a realização de ações de capacitação empresarial e de informação às empresas sobre oportunidades de negócio e investimento e os instrumentos disponíveis de apoio à internacionalização, assim como a realização de ações de promoção das empresas famalicenses no mercado cubano no quadro da participação em feiras internacionais, missões e outros eventos evento no exterior, de campanhas de mercado e na organização de missões inversas.

Partilhar