NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Promovemos bem ou não os nossos eventos, em Portugal e no Mundo? Há público para tantos festivais? Que estratégia tem sido seguida pelos principais intervenientes nesta área para fidelizar públicos? Há territórios que vivem das bandeiras culturais?

O mapa da cultura em Portugal constrói-se com realidades distintas. Os portugueses leem, em média, pouco mais do que um livro por ano, mas estão cada vez mais predispostos para desfrutar de eventos culturais, sejam eles concertos, festivais, idas a museus, cinema, peças de teatro ou outras formas de expressão artística. A oferta cultural deixou de estar circunscrita apenas a Porto e a Lisboa e, paulatina mas progressivamente, a agenda tem-se descentralizando, em resultado, também, da estratégia de alguns municípios que olham para o filão da cultura e dos eventos como uma forma renovada de afirmar os territórios. É, de resto, esta a âncora da conferência "Grandes Eventos Culturais", promovida pelo Jornal de Notícias, em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Aproveitando a realização do Imaginarius, o maior festival de teatro de rua de Portugal, que decorre naquela vila entre os dias 23 e 25 de maio, tentaremos juntar protagonistas de várias áreas com o intuito de tomar o pulso a esta atividade.

 

No dia 23 de maio, o Europarque, em Santa Maria da Feira, será, durante uma manhã, um palco iluminado para debater todas estas questões. A abrir a conferência, haverá uma apresentação, por parte de João Sequeira, diretor-adjunto da AICEP Portugal, sobre a "internacionalização das indústrias culturais e criativas". Segue-se, depois, o debate, que contará com a participação do músico e autor Miguel Araújo; de Álvaro Covões, produtor musical da Everything is New e membro da Direção da Associação Portuguesa de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos; Paulo Brandão, diretor-artístico do Theatro Circo de Braga, e Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara de Santa Maria da Feira. O debate será moderado pelo diretor-adjunto do Jornal de Notícias Pedro Ivo Carvalho.

 

A conferência "Grandes Eventos Culturais" será transmitida em direto no site e no Facebook do Jornal de Notícias.

 

Conheça aqui o programa e faça já sua inscrição!

Partilhar