NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Acordo de Comércio Livre UE-Vietname (EVFTA) e o Acordo de Proteção de Investimento (EVIP) foram aprovados pelo Parlamento Europeu, no dia 12 de fevereiro.

O último passo antes da entrada em vigor do EVFTA será uma votação na Assembleia Nacional do Vietname. Quando em vigor, o acordo irá eliminar gradualmente quase 99 por cento das tarifas e barreiras ao comércio, assim como 65 por cento das tarifas das exportações da UE e 71 por cento das exportações vietnamitas. O restante será eliminado gradualmente durante a próxima década. O EVFTA inclui, também,  disposições importantes sobre proteção ambiental e direitos dos trabalhadores.

 

Este é um momento histórico para as relações UE-Vietname e abrirá as portas para um novo capítulo de incremento do comércio e investimento entre os dois países, que permitirá que as empresas europeias estejam na vanguarda da próxima fase do desenvolvimento socioeconómico do Vietname e garantirá que as empresas e os consumidores vietnamitas tenham acesso privilegiado aos mercados, produtos e serviços europeus.

 

Agora, será necessário garantir uma implementação progressiva do EVFTA, para que empresas e consumidores de ambos os lados possam retirar todo o potencial deste contrato.

 

Mais informações aqui.

Partilhar