NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Realiza-se no dia 27 de maio, no auditório da AICEP em Lisboa, pelas 16h15, a sessão informativa “O Compacto Lusófono e outros instrumentos de financiamento a projetos de energias Renováveis nos PALOP”, organização conjunta ALER, AICEP, GPEARI e SOFID.

O objetivo desta sessão é dar a conhecer os instrumentos de financiamento disponíveis para projetos de energias renováveis nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), nomeadamente o Compacto Lusófono e outros instrumentos do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAfD) e da Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID).

 

O Memorando de Entendimento do Compacto Lusófono foi assinado pelo BAfD, por Portugal e pelos PALOP, em Novembro de 2018, para garantir financiamento, instrumentos de mitigação de riscos e assistência técnica a projetos do sector privado ou PPP, em várias áreas nomeadamente nas energias renováveis. O Governo português acautelou 400 milhões de euros de garantias no Orçamento do Estado para 2019 para alocar a projetos nos países abrangidos pelo Compacto.

 

Espera-se que os instrumentos divulgados, sirvam para alavancar novos projetos de energias renováveis nos PALOP, contribuindo assim para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 de Assegurar o acesso fiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

 

Nesta sessão será ainda realizado um breve enquadramento às oportunidades para projetos de energia renováveis nos PALOP e ao ambiente de negócios nesses países.

 

Esta sessão foi desenhada especificamente para as empresas portuguesas ou com capital português do sector privado na área das energias renováveis, idealmente com planos de investimento ou projetos de investimento em carteira nesta área, uma vez que serão apresentados conteúdos de carácter específico para este tipo de projetos.

 

Programa

16h15    Receção dos Participantes

16h30    Boas Vindas e Abertura

AICEP

SENEC – Teresa Ribeiro*

16h45    Apresentação do Compacto Lusófono

GPEARI - Rosa Caetano

17h00    Apresentação de instrumentos de financiamento

BAfD – João Cunha*

SOFID – Bruno Pereira

Perguntas e Resposta

17h40    Oportunidades para projetos de energias renováveis nos PALOP

ALER – Isabel Cancela de Abreu

17h50    Ambiente de negócios nos PALOP

AICEP/Delegados da AICEP nos PALOP*

18h30    Encerramento

ALER

 * A confirmar

 

Participação gratuita mas sujeita a inscrição até dia 22 de maio, neste link: http://www.aler-renovaveis.org/pt/actividades/organizacao-de-eventos/o-compacto-lusofono-e-outros-instrumentos-de-financiamento-a-projectos-de-energias-renovaveis-nos-palop/inscricao/.

 

Nota: O Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP/GPEARI do Ministério das Finanças) está à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o funcionamento e oportunidades de negócio do mercado das multilaterais, para o efeito contacte gt.multilaterais@portugalglobal.pt

Partilhar