NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Desenvolvido pela AICEP, este novo programa de apoio à internacionalização das empresas será lançado numa conferência a realizar no dia 21 de maio, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões (Porto), a partir das 9h00.

Aumentar as exportações das empresas portuguesas, aumentar o número de empresas que utilizam o comércio eletrónico como ferramenta de internacionalização, aumentar o conhecimento das empresas sobre o comércio eletrónico, bem como a visibilidade da oferta portuguesa nos canais online são os grandes objetivos do programa Exportar Online.

 

A importância do e-commerce na internacionalização das empresas é uma realidade a que as empresas portuguesas, especialmente as PME, devem estar atentas. Redução de custos na distribuição, menores barreiras à entrada nos mercados, maior conhecimento dos clientes, maior cobertura geográfica e acesso a novas oportunidades de negócios internacionais através de grandes plataformas internacionais são vantagens que as empresas devem considerar na sua abordagem aos mercados externos.

 

Mais do que uma alternativa ao comércio tradicional, o e-commerce deve ser encarado como uma evolução necessária para as empresas. Em Portugal apenas 10 por cento das empresas realizam ações de B2C, mas a nível mundial o e-commerce ascenderá este ano a 2,8 biliões de dólares, valor que em 2021 deverá situar-se já nos 4,5 biliões de dólares.

 

Na conferência da AICEP, representantes das principais plataformas internacionais, como a Alibaba, Amazon, eBay, Google, DHL e CTT, marketplaces digitais que estão na linha da frente do comércio eletrónico, irão partilhar as suas experiências e dar conselhos práticos aos participantes.

 

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, preside à abertura da conferência, bem como o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques. O encerramento da sessão estará a cargo de Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização.

 

Haverá ainda lugar à realização de reuniões individuais com os oradores da sessão da manhã a pedido das empresas participantes.

Partilhar