NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O 45º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que vai ter lugar na ilha da Madeira de 14 a 17 de Novembro, terá como tema “Turismo: Opções Estratégicas”. O anúncio foi feito esta terça-feira, em Lisboa, num evento em que o presidente da APAVT levantou “o véu” sobre os temas em debate no congresso e manifestou a certeza de que este venha a ser “mais um grande congresso”.

Data e local do congresso já eram conhecidos e sobre o último, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT reafirmou que “a Madeira é, provavelmente, a região perfeita para acolher um congresso da APAVT em Portugal”, pelos “números expressivos da actividade turística da região, pelo seu peso no PIB da região e pela importância do mercado interno para a construção desses números”.

 

Pedro Costa Ferreira considerou que este congresso vai ter lugar num “momento único” em que se vive uma “atmosfera de final de ciclo” e há “desafios tremendos” que se colocam para “iniciar um novo ciclo”, como “as questões aeroportuárias” e problemas como os recursos humanos, a qualidade de serviço e a mobilidade turística nas grandes cidades. Um momento que é também único porque estas questões se colocam num momento de mudança de legislatura que, afirmou, “é sempre uma oportunidade fantástica” para “voltarmos a tentar olhar para o futuro”.

 

“É por todas essas razões que o tema do Congresso deste ano só podia ser um: “Turismo: Opções Estratégicas”, explicou o presidente da APAVT, afirmando que o objectivo é “corresponder à responsabilidade de representar o universo das agências de viagens e, com isso, uma vez mais, liderar a discussão ao olharmos para o futuro”.

 

Quanto ao programa do congresso, adiantou que começará com uma apresentação de Daniel Traça, da Nova School of Business and Economics de Carcavelos, sobre os desafios macroeconómicos dos próximos anos.

 

Para servir de base à discussão sobre o tema central do congresso, as opções estratégicas, será apresentado um estudo em que será apontada uma nova abordagem estratégica para o turismo no país, que está a ser a ser realizado pela equipa de Augusto Mateus e que é intenção da APAVT publicar em livro.

 

Num congresso em que serão também abordados temas mais directamente relacionados com o sector como a Meetings Industry e a aviação, haverá também espaço para uma apresentação de Johnson Semedo, da Johnson Academy, em que se chamará a atenção para o factor humano, ou seja, para as pessoas que sempre estão por trás das estratégias, das empresas e da economia.

 

A terminar o presidente da APAVT disse esperar que o congresso chegue, pelo menos, aos 600 participantes e que de “fazermos mais um grande Congresso na Madeira”, o presidente da APAVT apontou que este venha a ser “mais um grande congresso”.

Partilhar