NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

BfK Rise e BfK Transfer foram os nomes escolhidos para as duas novas ferramentas de apoio lançadas pela ANI, que vêm juntar-se às já existentes BfK Ideas e BfK Awards.

As duas novas iniciativas decorrem no âmbito do programa Born from Knowledge (BfK), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação (ANI), com objetivo de valorizar o conhecimento científico e tecnológico em Portugal.

 

O BfK Rise é apresentado como um programa de aceleração de ciência e tecnologia. Tem 200 mil euros de investimento total disponível e, de forma diferente da maioria dos outros programas de aceleração de ciência em tecnologia, pretende apoiar ideias e projetos num estado de maturação mais inicial do que é comum.

 

Esta iniciativa vai ter três edições regionais (norte, centro e sul) e em cada um pretende-se apoiar cerca de 20 projetos. Ao longo de três meses, o BfK Rise oferecerá acompanhamento e capacitação intensivos a equipas com projetos de base científica e tecnológica. O objetivo é facilitar a transferência deste conhecimento/tecnologia para o mercado, explica a ANI.

 

Já o BfK Transfer visa o apoio à dinamização da rede de apoio aos gabinetes de transferência de tecnologia das instituições de ensino superior. Tal passa pela colocação de profissionais em permanência e da sua ligação em rede, reforçando capacidades e eficácia.

 

“Estas são mais duas ferramentas para ajudar na missão de fazer com que Portugal passe da classificação de moderadamente inovador para fortemente inovador”, cuja próxima avaliação é feita em 2019, referiu o presidente da ANI, Eduardo Maldonado, durante o anúncio sobre o lançamento, feito no evento Born from Knowledge – Celebrar o Conhecimento, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, na passada quinta-feira.

 

O BfK Rise e o BfK Transfer vêm juntar-se a duas outras iniciativas já promovidas pela ANI, BfK Ideas, um concurso de ideias de base científica e tecnológica dirigido exclusivamente a projetos de estudantes do ensino superior e investigadores, e BfK Awards, que distingue os melhores projetos científicos e tecnológicos e empresas que mais se destaquem em atividades de I&D e surge associado a prémios nacionais e internacionais já instituídos.

Partilhar