NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

As exportações do setor metalúrgico e metalomecânico no passado mês de fevereiro confirmaram a evolução positiva já registada no mês anterior.

De acordo com os dados disponibilizados pela AIMMAP, no mês em causa as vendas desta indústria ao exterior ascenderam ao montante de 1.651 milhões de euros.


Este valor traduziu um notável crescimento homólogo de 11% e passou a ser o sétimo melhor resultado mensal de sempre das exportações do METAL PORTUGAL


Trata-se além disso do melhor desempenho jamais registado em tal âmbito num mês de fevereiro.


Finalmente, consubstancia a trigésima vez seguida em que o valor mensal das exportações da indústria metalúrgica e metalomecânica portuguesa suplanta a importante cifra dos mil milhões de euros.


Por outro lado, é importante sublinhar ainda que os dez melhores resultados mensais de sempre ocorreram todos nos anos de 2018 e de 2019.


Estes números e fundamentalmente esta tendência de consolidação do crescimento são naturalmente muito relevantes para as empresas do setor, as quais reforçam as suas legítimas expectativas de poderem vir a manter a trajetória de sucesso registada nos últimos anos.


Não obstante o exposto, continua a ser certo que a parte substancial deste crescimento está a ser impulsionada pelas vendas para os principais mercados da União Europeia, os quais constituem os destinos tradicionais do METAL PORTUGAL. Tal como havia sucedido no mês de janeiro, também agora em fevereiro os países da União Europeia foram responsáveis por 85% do valor exportado pelas empresas do setor metalúrgico e metalomecânico. A AIMMAP e as suas empresas exportadoras estão conscientes de que é importante continuar a promover a diversificação dos destinos das exportações do METAL PORTUGAL.


Conforme é sabido, estão a ser desenvolvidas inúmeras iniciativas com esse objetivo, tanto pela AIMMAP, como pelas suas empresas como ainda por instituições como a AICEP, a qual realiza igualmente um papel muito relevante na promoção das vendas portuguesas ao exterior.


Esse investimento irá seguramente ter sucesso, até porque o trabalho realizado em tal âmbito reveste-se de grande qualidade. Mas é importante ter noção de que este tipo de esforço carece de muita determinação até que possa começar a ter frutos.

Estes números e fundamentalmente esta tendência de consolidação do crescimento são naturalmente muito relevantes para as empresas do setor, as quais reforçam as suas legítimas expectativas de poderem vir a manter a trajetória de sucesso registada nos últimos anos

Partilhar