NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Segundo dados da Pordata de 2017, o tecido empresarial português é composto maioritariamente por PME, com 99,9% do total de empresas em Portugal.

Para além disso, em relação a estes dados, a Aicep acrescenta ainda que as empresas com um volume de negócios de 10 mil milhões de euros cresceram 22% no nosso País, face a 2018. Dados fundamentais para que, em 2018, a AEP - Associação Empresarial de Portugal e AIP - Associação Industrial Portuguesa, lançassem o projeto Finance for Growth, cofinanciado pelo Compete2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Conta ainda para a sua execução, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e da Euronext, no âmbito do Programa Capitalizar.


O que é? Este é um programa de informação e capacitação, com o envolvimento da Universidade Católica Portuguesa e de investidores/financiadores, especialistas de mercado, analistas, auditores e reguladores.


Quais os seus principais objectivos? Aumentar a competitividade, a inovação e a internacionalização das empresas portuguesas, designadamente através do incremento das competências empresariais ao nível da informação e gestão estratégicas. Estimular a diversificação de fontes de financiamento das empresas. Para além disso, pretende-se ainda melhorar as condições de acesso ao financiamento das empresas portuguesas, com vista a uma retoma mais forte do investimento empresarial privado e apoiar a capitalização das empresas portuguesas, para promoção de estruturas financeiras mais equilibradas.


Quais as vantagens? Uma das principais vantagens é ter acesso a um ecossistema de especialistas (nacionais e internacionais), investidores, advisors, opinion makers, e empresas com diversos perfis de financiamento mas, para além disso, este programa permitirá o envolvimento com uma comunidade diversificada de investidores, com acesso a financiamento de capital de diversas fontes, ajustadas ao modelo de negócio, para além de dar a oportunidade de interagir e partilhar experiências com outras empresas, com aspirações de crescimento e desenvolvimento semelhantes. Ainda permitirá a possibilidade de aceder a conhecimentos técnicos que suportem decisões de negócio e de financiamento mais informadas e eficazes, e a participação numa plataforma que elevará o perfil da empresa junto de stakeholders, suportada por um plano de comunicação e por um portal dedicado. As empresas poderão participar em muitos dos momentos que o Finance for Growth proporciona ou, se lhes fizer sentido estrategicamente, participar só em algumas atividades: Finance Talks for Growth (informação), Sessions (conhecimento), Labs (desenvolvimento de estratégias, modelos, práticas), Meetings (networking) e Events (notoriedade mediática). No conjunto das atividades já realizadas, o Finance for Growth está perto de abranger 500 empresas, o que significa que a informação que está a ser transmitida e que tem interesse e aplicabilidade no contexto empresarial das regiões Norte, Centro e Alentejo.


Siga todos os momentos e novidades do programa Finance for Growth no site www.financeforgrowth.pt

Partilhar