NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém recebe a Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP), a 18 de Setembro, em Torres Novas, para a realização de um seminário sobre oportunidades e desafios do Brexit para as Pequenas e Médias Empresas.

O evento, com início pelas 14h30, pretende esclarecer as empresas portuguesas sobre as consequências para a economia da saída do Reino Unido da União Europeia, processo conhecido por Brexit. As inscrições são gratuitas.

 

As negociações prosseguem com um nível de incerteza elevado e a nova data para a efectivação da saída está cada vez mais próxima (31 de Outubro de 2019). O Reino Unido é o quarto mercado das exportações portuguesas de bens e o primeiro mercado de exportações de serviços, importando analisar os vários cenários estimados para o desenlace das negociações, sobretudo no que diz respeito às implicações aduaneiras e pautais, mas também no que diz respeito às barreiras não alfandegárias.

 

A abertura da sessão, que vai decorrer no auditório da Nersant, está a cargo da presidente da direcção da associação, Maria Salomé Rafael, seguindo-se as intervenções do embaixador de Portugal no Reino Unido e coordenador do Ministério dos Negócios Estrangeiros para o Brexit, João Vallera, e do delegado da AICEP de Portugal em Londres, Rui Boavista Marques, que farão o enquadramento actual sobre o assunto.

 

Haverá ainda esclarecimentos por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, que apresenta os impactos aduaneiros e regulamentares do Brexit e da Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia, que tem uma apresentação preparada sobre o tema “Reino Unido: pauta aduaneira no cenário de país terceiro”. Serão ainda apresentados os resultados do estudo da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, “Brexit - As Consequências para a economia e as empresas portuguesas”, pela EY-AM&M.

 

Organizado pela AICEP com a colaboração da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e da Direcção-Geral das Actividades Económicas do Ministério da Economia, o seminário conta com a parceria da Nersant para a realização da sessão na região.

Partilhar