NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) esteve presente no Kick off Meeting do projeto "SPARCS", financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. Realizada em Espoo, na Finlândia, entre os dias 7 e 11 de outubro, a reunião contou com a presença de mais de 60 pessoas em representação dos membros do consórcio do projeto.

O projeto visa promover a transformação urbana nas sete cidades envolvidas no projeto – Espoo (Finlândia), Leipzig (Alemanha), Maia (Portugal), Kifissia (Grécia), Reykjavik (Islândia), Kladno (República Checa) e Lviv (Ucrânia) – volvendo-as comunidades “carbono zero” energeticamente sustentáveis. Para o efeito, o projeto apoiará as cidades no desenvolvimento de uma Visão para 2050, focando-se em aspetos tão distintos e complementares como a digitalização, as energias sustentáveis, a qualidade do ar, a mobilidade, entre outras.

 

O consórcio do projeto, no qual a SPI é um dos parceiros, é composto por 31 organizações dos seguintes países: Alemanha, Bélgica, Itália, Grécia, Portugal, Islândia, República Checa e Ucrânia. Na reunião que marcou o arranque do projeto, foram discutidos os detalhes das tarefas a desenvolver e os próximos passos nos diferentes Work Packages (WP). A SPI, como líder do "WP1 – Estratégia de Transformação Urbana", apresentou as tarefas cujo cumprimento permitirá às cidades promover uma alteração estrutural nos ecossistemas urbanos das cidades parceiras, indo de encontro à visão definida.

Partilhar