NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A OrCam MyEye foi selecionada pela revista TIME como uma das 100 melhores de invenções de 2019. A coletânea anual da conceituada revista norte-americana pretende destacar as invenções que de alguma maneira "estão a tornar o mundo melhor, mais inteligente e, por vezes, até mais divertido".

De modo a materializar a lista de melhores invenções da TIME, a revista pediu nomeações a editores, correspondentes e através de uma candidatura online, em vinte categorias distintas. Cada concorrente foi, após candidatura, avaliado em alguns fatores-chave tais como originalidade, eficácia, ambição e influência. Desta forma, na categoria "Acessibilidade" a OrCam foi uma das quatro invenções distinguidas.

 

Sem fios, leve e do tamanho de um dedo, o dispositivo de tecnologia pioneira OrCam MyEye lê texto impresso e digital de qualquer superfície em voz alta – em tempo real. Esta capacidade, possibilitada graças a avançada inteligência artificial, torna acessível a leitura de texto em jornais, livros, computadores, smartphones e etiquetas de produtos de supermercado. Algumas características adicionais da solução de assistência passam pelo reconhecimento facial e identificação de cores, notas (dinheiro) e códigos de barras.

 

O OrCam MyEye adere magneticamente às hastes dos óculos do utilizador e foi concebido pelas mentes mais experientes nas áreas de Machine Learning e Computer Vision para ser intuitivo e fácil de utilizar para pessoas com dificuldades de visão. O aparelho é o único dispositivo de visão artificial wearable ativado apenas por um gesto de apontar ou apenas por seguir o olhar do utilizador – o que permite uma utilização mãos-livres.

 

Uma das mais importantes características da solução passa por não necessitar de ligação à internet para funcionar, preservando totalmente a privacidade de dados dos seus utilizadores.

Partilhar