NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Richard Thaler, um dos primeiros investigadores a unir a Economia à Psicologia e a tentar perceber como o comportamento humano se desvia dos modelos económicos teóricos – investigação que lhe valeu o Prémio Nobel da Economia, em 2017 - é um dos oradores da conferência anual da Porto Business School, "The Vertex", entre 17 e 18 de setembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Professor da Universidade de Chicago, distinguido pela Academia de Ciências Sueca por entender a “psicologia da Economia”, Thaler tem dedicado a sua carreira ao estudo da psicologia económica e financeira, desafiando a teoria clássica da economia, que pressupõe que as pessoas são racionais e tomam decisões ponderadas.

 

Thaler, um dos responsáveis pela criação do conceito de Economia Comportamental, defende que “os agentes económicos são humanos e os modelos económicos têm de incorporar isso”, explicando que os agentes centrais da Economia são seres humanos, propensos a erros e a decisões irracionais, que, por vezes, não fazem sentido numa análise puramente económica.  

 

Ao incorporar pressupostos realistas do ponto de vista psicológico nas análises de processos de decisão económica e ao explorar as consequências da racionalidade limitada, as preferências sociais e a falta de autocontrolo, Richard Thaler mostrou como os traços humanos afetam sistematicamente decisões individuais e impactam os resultados económicos.

 

Para Thaler, as pessoas necessitam apenas de um “nudge”, um conceito que criou com Cass Sunstein, que designa um pequeno empurrão aos indivíduos, para que melhor compreendam o porquê de seguirem por determinadas escolhas. No aclamado "Nudge”, que rapidamente se tornou uma referência literária junto da crítica e do público, os autores fundamentam a possibilidade de criar ambientes propícios a tomadas de decisão mais facilitadas, em contextos distintos, partindo da compreensão de como as pessoas pensam e erram.

 

A conferência "The Vertex" é um evento anual promovido pela Porto Business School, que pretende reunir pensadores internacionais, académicos, gestores e influenciadores de todo mundo o refletir e redefinir o futuro dos negócios.

 

Para além de Richard Thaler, entre os oradores confirmados para o primeiro dia estão Mitch Lowe (cofundador executivo da Neflix e CEO da MoviePass), April Rinne (World Young Global Leader do Word Economic Forum) e Jean François Manazoni (autor do livro “The Set-Up to Fail Syndrome: How good managers cause great people to fail” e Dean do IMD Business School).

 

Já para o dia 18, mais dedicado ao impacto da Ciência, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo no mundo dos negócios, destaque para os oradores: Mark Searle (Managing Director for Innovation Acceleration Group na UC Berkeley), Markus Nordberg (Head of Resources Development do CERN), Jan Michel Auernhammer (Executive Director Business Design Research da Standford University) e João Claro (Administrador da INESCT TEC). Além disso, serão apresentados alguns casos de sucesso, na voz de Nathalie Risacher (Senior Country Manager da Natixis), António Murta (Founder Pathena), Pedro Vilarinho (Managing Director na HiSeedtech), Rui Paiva (CEO da WeDo Technologies) e Peter Villax (CEO da Hovione).

 

As inscrições já se encontram abertas. Mais informações aqui.

Partilhar